Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Plano da Mata Atlântica e Cerrado: Grupo de Trabalho inicia a discussão sobre o tema

Publicada em 15/10/2021 às 10:24

A elaboração do Plano Municipal de Conservação da Mata Atlântica e Cerrado, sob responsabilidade do Departamento de Meio Ambiente da Unidade de Gestão de Planejamento e Meio Ambiente (UGPUMA), avançou mais uma etapa com a realização de reunião, na manhã desta quinta-feira (14), do Grupo de Trabalho que conta com representantes de unidades de gestão da administração municipal, assim como do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema).

O Grupo de Trabalho é composto por representantes das Unidades de Infraestrutura e Serviços Públicos, Educação, Promoção da Saúde, Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Defesa Civil, DAE Jundiaí, Comdema e técnicos da empresa Pro Ambiente, responsável pela elaboração do Plano. “Esse grupo visa garantir mais transparência e a participação dos profissionais, objetivando um Plano com qualidade técnica”, explica o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho. 

Durante o encontro, o técnico da Pro Ambiente, Tairi Gomes, explicou as premissas para a elaboração do trabalho, os critérios a serem considerados e os resultados esperados para conservar e ampliar os remanescentes de Mata Atlântica e Cerrado em Jundiaí, além das etapas de elaboração até a aprovação do Plano, que atende à Lei Federal nº 11.428/06 e a Lei Estadual nº 13.550/09.

Grupo de Trabalho irá participar da discussão e avaliação do Plano

O diretor do Departamento de Meio Ambiente, Wagner Paiva, lembrou que também foi discutido os vetores de pressão sobre a vegetação nativa, ou seja, quais são os principais responsáveis pelo desmatamento e degradação no município e quais métodos e critérios serão utilizados para definição das áreas prioritárias de conservação e recuperação. 

“Essa reunião foi de grande importância para que os participantes pudessem ter conhecimento do desenvolvimento do trabalho e das questões que o grupo deverá discutir e avaliar para o bom andamento das ações. Serão decisões em conjunto para qualificar ainda mais as ações do Plano”, concluiu Wagner. 

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais Meio AmbienteNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/10/15/plano-da-mata-atlantica-e-cerrado-grupo-de-trabalho-inicia-a-discussao-sobre-o-tema/

Apoio