Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

No Dia do Podcast, a TVTEC Jundiaí reforça a qualidade do conteúdo da nova mídia

Publicada em 21/10/2021 às 08:00

No meio virtual, 21 de outubro é celebrado nacionalmente o Dia do Podcast. Isso porque, em 2004, foi publicado pela primeira vez um podcast brasileiro, o “Digital Minds”, de Danilo Medeiros. Desde então a nova mídia vem encantando e não para de crescer no país.

“Com o meio digital, o poder da informação deixou de ser apenas dos grandes veículos de massa, possibilitando que pessoas e instituições privadas, públicas ou do terceiro setor tenham o poder de influenciar outras pessoas”, destaca Alzimar Ramalho, jornalista e pós-doutora em Comunicação.

21 de outubro é celebrado nacionalmente o Dia do Podcast

Com milhares de podcasts produzidos por brasileiros, a mídia vem mostrando diversas formas de utilização. Para Alzimar, que também é professora do curso de Podcast da TVTEC Jundiaí, as empresas não devem focar na venda de produtos, mas sim na sua utilização como forma de criar conteúdo do segmento inserido pela marca. “Com o podcast o empreendedor pode colaborar com conhecimento sobre o produto ou serviço que oferece, por meio de temas ligados ou relacionados”, ressalta.

Além do curso de Podcast, a FTVTEC disponibiliza o curso de Edição de Áudio para Podcast voltado para empreendedores ou curiosos que desejam não apenas investir, mas também aprender como fazer a sua própria mídia. E para quem acha que precisa de equipamento de ponta para produzir, pode se surpreender com a forma simples de se gravar, além de contar com ferramentas gratuitas na internet.

“Sempre falo que o equipamento ideal é aquele que você tem na sua mão e bolso. Comece a gravar com o que já tem, para quando você sentir dificuldades de produção saber solucionar com o conhecimento das técnicas. Criatividade e técnica vão te ajudar a produzir um bom podcast, mas é no conteúdo que se ganha o ouvinte”, afirma o professor Kalico Sprocatte, técnico da área.

Alzimar complementa que para se criar um bom conteúdo, deve-se consumir bastante das diversas formas de podcast que hoje existem: “crie sua própria biblioteca de referências e, se possível, busque a ajuda de um profissional para melhor direcionar. Você vai se surpreender e se encantar por essa mídia”.

Os cursos Podcast e Edição de Áudio para Podcast são oferecidos de forma gratuita pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da TVTEC. Para consultar o calendário de cursos e fazer sua inscrição, acesse o site e participe.

(Fonte: Associação Brasileira de Podcasters / Imagem: DCStudio)


Leia mais CulturaCursosJundiaíNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/10/21/no-dia-do-podcast-a-tvtec-jundiai-reforca-a-qualidade-do-conteudo-da-nova-midia/

Apoio