Dia de Finados mistura tradição e homenagem aos entes queridos
O Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, é resultado de costumes cristãos do século II, quando alguns religiosos rezavam pelos falecidos ao visitarem os túmulos dos mártires. No século V, a Igreja Católica passou a dedicar um dia do ano para rezar por todos os mortos já esquecidos.
Na tradição católica, no dia 1 de novembro é comemorado o Dia de Todos os Santos, uma festa celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. Assim, o dia seguinte foi considerado o mais apropriado para fazer orações por todos os outros falecidos, para que sejam aceitos no céu. Por isso, o Dia de Finados existe para homenagear parentes e amigos que partiram desta vida, na esperança de que estejam em um lugar melhor.
É comum que os cemitérios recebam um número de visitantes muito maior que o normal, que costumam levar flores e outros pertences aos túmulos dos falecidos. Em JundiaÃ, os cemitérios municipais Nossa Senhora do Desterro e Nossa Senhora do Montenegro permanecerão abertos para a visitação do público, das 7h à s 17h.
(Fonte: TVTEC/Imagem: Prefeitura de JundiaÃ)