Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Residência Inclusiva completa um ano de implantação em Jundiaí e usuários do serviço comemoram

Publicada em 04/11/2021 às 13:56

Implantado pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) em novembro do ano passado, o serviço de Residência Inclusiva comemorou um ano esta semana e os usuários comemoraram a data com os técnicos e demais profissionais envolvidos no serviço.

“Jundiaí é um dos poucos Municípios brasileiros que dispõem deste importante serviço, que garante não só a proteção integral aos residentes, como também contribui para a sua inclusão na vida da sociedade e obtenção de protagonismo. Estes sempre serão para a rede socioassistencial de Jundiaí bons motivos para se comemorar”, apontou a gestora da UGADS, Maria Brant.

Usuários e técnicos do serviço comemoram o primeiro aniversário desde sua implantação

Tipificado pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas), o serviço de alta complexidade é voltado para adultos, preferencialmente egressos do serviço de acolhimentos para crianças e adolescentes e com diagnóstico de deficiências (intelectual, física, visual ou auditiva), desde que acompanhadas da incapacidade de autossustentabilidade e retaguarda familiar (vínculos familiares e comunitários existentes são mantidos).

O serviço é vinculado ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e está implantado em imóvel no bairro da Bela Vista com capacidade para até dez acolhidos. Mediante avaliação técnica, os encaminhamentos podem ser feitos tanto pelo Poder Judicial quanto pela rede socioassistencial.

Por meio de chamamento público, o serviço é executado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Pestalozzi de Sumaré. A supervisora do serviço, a assistente social Claudia Fregoneze, faz um balanço deste ano. “Os residentes são bem unidos e a equipe da unidade também é muito acolhedora. Isso faz toda diferença no cotidiano deste trabalho”. O serviço prestado inclui não somente o acompanhamento dos usuários, a realização de visitas, a criação de estratégias de intervenções, além do desenvolvimento dos planos Individuais de atendimento de cada residente.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais HabitaçãoInclusãoNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/11/04/residencia-inclusiva-completa-um-ano-de-implantacao-em-jundiai-e-usuarios-do-servico-comemoram/

Apoio