Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

100% das escolas municipais em Jundiaí vão receber horta com hortaliças e PANCs em 2022

Publicada em 05/11/2021 às 11:49

Jundiaí é destaque nacional quando o assunto é alimentação escolar. No Vale Verde, a horta orgânica municipal que abastece as escolas da cidade, oferece hortaliças e PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) que vão para as escolas para serem os protagonistas dos pratos das crianças. Para 2022, 100% das escolas passarão a receber o “Inova na Horta”, com a produção das plantas não convencionais nas próprias unidades escolares, mais uma ação da Escola Inovadora. 

“O Vale Verde é reconhecido nacionalmente por sua qualidade e trabalho educacional. Agora vamos levar as plantas não convencionais para todas as escolas municipais A alimentação saudável é política pública em Jundiaí. Inserir as crianças desde o cultivo é ação para melhorar o comportamento alimentar dos alunos”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.

Cultivo de horta por crianças amplia a conscientização da alimentação saudável

O projeto Horta Escolar leva as plantações para as unidades escolares e o projeto Inova na Horta leva a produção de PANC e aromáticas para o plantio nas unidades escolares. “Com isso ampliamos o conhecimento das crianças sobre as ciências naturais, plantas não convencionais, meio ambiente e a introdução da importância da alimentação saudável, melhorando o comportamento alimentar e o bem viver das crianças”, conta a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

As PANC enriquecem a alimentação escolar. Para a escolha das espécies foi levado em consideração a composição das plantas. As plantas não convencionais são inseridas em sucos, bolos e saladas. A proposta do “Inova na Horta” é perpetuar a horta das escolas. 

As escolas da rede municipal receberão o “Inova na Horta” em 2022

“Trabalhamos com hortaliças de ciclo mais longo, plantas fáceis de multiplicar para oferecer autonomia às escolas e até jardins sensoriais, principalmente para as crianças da Educação Infantil I”, explica a diretora do Departamento de Alimentação e Nutrição, Maria Angela Delgado.

PANC nas escolas

As PANC já estão na alimentação escolar de 60 escolas em Jundiaí. O Vale Verde tem a produção em escala de mais de 50 espécies alimentícias não convencionais. Certificado pela Organização Internacional de Agropecuária (OIA), são 15 mil metros quadrados de área cultivada, que conta com a parceria do Instituto Kairós com a condução da horta, treinamento da equipe técnica, educadores e dos alunos.  

Vale Verde produz mais de 50 espécies alimentícias não convencionais

“As PANC selecionadas são as que apresentam maiores de nutrientes do que as hortaliças convencionais. São ricas em elementos fundamentais para o desenvolvimento infantil. Isso acontece porque essas plantas selecionadas tem maior capacidade de absorção de nutrientes do solo, além de serem mais resistentes e produtivas como a ora-pro-nobis, nirá chaya e vinagreira, muitas delas tradicionais em diversas regiões do país. Por serem mais rústicas, se desenvolvem também com mais facilidade nas hortas escolares, assim, a horta fica bonita com menos trabalho”, detalha o coordenador técnico do Vale Verde, Guilherme Reis.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais EducaçãoNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/11/05/100-das-escolas-municipais-em-jundiai-vao-receber-horta-com-hostalicas-e-pancs-em-2022/

Apoio