Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, em Jundiaí, bate todos os recordes de visitações anuais

Publicada em 09/11/2021 às 09:18

A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes bateu no último fim de semana todos os seus recordes de visitações anuais. Desde a sua reabertura no final de agosto até esse domingo (07), as exposições Chico Bento – 60 Primaveras e Jundiaí Terra da HQ atraíram 8.029 visitantes, ultrapassando o recorde anterior, de 2019, último ano antes da pandemia, quando ao longo do ano todo 7.816 pessoas estiveram no local.

Os 1.700 visitantes de 2016 foram ultrapassados com pouco mais de uma semana da reabertura do espaço após a pandemia, realizada em 28 de agosto. Com três semanas, superaram-se os 3.360 de 2017, e, no início de outubro, haviam sido também superados os 4.863 visitantes de 2018.

“Em dez semanas e com todos os cuidados e limitações necessárias, a Pinacoteca teve todos os seus recordes de visitações anuais superados, resultado do interesse das pessoas pelos temas das mostras e também da expectativa que todos tínhamos em voltar a ocupar os espaços culturais municipais. Isso coroa o trabalho da Prefeitura na manutenção desses espaços e de seus acervos, aprimorando também as experiências das pessoas durante as visitas”, comemorou o gestor da Unidade de Gestão de Cultura, Marcelo Peroni.

Outro que comorou os números foi Mauricio de Sousa. “Fico muito contente com o sucesso de público para a exposição sobre os 60 anos do Chico Bento. Principalmente porque é um dos nossos personagens mais queridos por mostrar como é bom viver numa fazendinha próximo de animais e da natureza aprendendo a cuidar de plantas, hortas, da terra e das águas. A exposição mostrou para adultos e crianças todas as cores e informações do mundinho gostoso do Chico Bento com desenhos, painéis e historinhas. Que venham novos recordes”.

Um homem e uma mulher usando máscara andando por sala de exposição que simula sala de aula com carteiras antigas de madeira, lousa á frente e painel colorido ao fundo
Um dos detalhes que mais chamaram a atenção dos professores Fábio e Graziele foi a sala de aula do Chico Bento na Vila Abobrinha

Alguns dos recentes visitantes da Pinacoteca foram os professores da Escola Estadual Conde do Parnaíba, que aproveitaram a hora de estudo da última sexta-feira (05) para conferir o espaço e divulgar entre os alunos.

Para o professor de Matemática Fábio Patriarca, as exposições fizeram um resgate à sua infância. “Voltei alguns anos no tempo, de quando acompanhava meu pai à banca para comprar gibis”.

Para a professora de História Graziele Duarte, visita também trouxe importantes memórias afetivas. “Eu aprendi a ler com os gibis do Mauricio de Sousa, por isso tenho um carinho especial. Inclusive em relação ao Chico Bento, cuja fala característica sempre me fez pensar em meus parentes do interior mineiro”.

O casal Rubens e Damaris Costa também transformou a ida ao Centro num passeio em família, com os filhos David, de dez anos, e Jonathan, de cinco. “Foi muito legal ver a evolução do Chico Bento ao longo dos tempos e como, com esse seu carinho especial, ele permitiu que a turma crescesse, com a chegada de novos personagens”, comentou Rubens, que mora na vila Rui Barbosa.

Casal e dois meninos usando máscaras conferindo as instalações de uma sala de exposições, com quadro de desenhos na parede
A família Costa aproveitou a ida ao Centro para conferir e se divertir na exposição

Devido ao sucesso de público, as exposições “Chico Bento – 60 Primaveras” (curadoria de Jacqueline Mouradian) e “Jundiaí Terra da HQ” (curadoria de Ede Galileu) seguem até o dia 19 de dezembro, com entrada gratuita.

A Pinacoteca fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, e funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. O controle de acesso é feito na entrada, com lotação máxima de 50 pessoas, conforme orientação do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (CEC). Somente para grupos é necessário agendamento prévio. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2326.

Homem usando calça, tênis, camiseta e máscara, de lado, conferindo artes em quadrinhos afixadas em parede
Devido ao sucesso, prazo das exposições foi prorrogado para 19 de dezembro

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CulturaNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/11/09/pinacoteca-diogenes-duarte-paes-bate-todos-os-recordes-de-visitacoes-anuais-1/

Apoio