Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Região Metropolitana de Jundiaí é aprovada e trará novos investimentos

Publicada em 11/11/2021 às 09:11

Uma região localizada estrategicamente no principal corredor de negócios do Estado de São Paulo, dotada das melhores rodovias do país, aeroporto, saneamento básico, meio ambiente com legislações de proteção e políticas de sustentabilidade e qualidade de vida. Assim é a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), que teve seu Projeto de Lei Complementar (36/2021) aprovado, na última terça-feira (9), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Com a aprovação do projeto de lei, as cidades de Jundiaí, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Louveira, Jarinu e Várzea Paulista – somando quse 1 milhão de pessoas – passam a ter vantagens no desenvolvimento econômico regional e no planejamento integrado das políticas públicas para a nova região, em áreas como Saúde, habitação, segurança, Abastecimento de água, tratamento de resíduos, entre outras, e com mais autonomia em relação a outras regiões do Estado. A proposta seguirá para sanção do governador João Dória e passará a valer a partir da data de publicação no Diário Oficial do Estado.

Luiz Fernando durante a audiência pública sobre a RMJ em agosto, no Teatro Polytheama, em Jundiaí

O pleito vem sendo defendido pelo prefeito Luiz Fernando Machado já há muitos anos e se intensificou durante a pandemia, para que Jundiaí e os outros seis municípios tivessem mais autonomia na gestão da Saúde e fossem vistos de forma separada da Região Metropolitana de Campinas. “Nossa região é protagonista não apenas no Estado, mas em todo o Brasil, por sua organização e potencial econômico”, destaca Luiz Fernando. “Essa aprovação na Assembleia mostra que o caminho está aberto para a consolidação de um bloco ainda mais forte, com mais poder de decisão, com condições para melhor gestão do financiamento da saúde, da educação, de infraestrutura, de saneamento, dos programas de estímulo ao emprego, à cultura, ao turismo, entre outras áreas. E essa conquista é um mérito de todas as sete cidades.”

O Projeto de Lei de autoria do Governo do Estado para a criação da RMJ destaca, entre outros pontos, o forte polo industrial da região como sua principal atividade econômica, além de um forte setor de logística de distribuição devido a sua localização, que permite fácil acesso às rodovias Anhanguera, Bandeirantes e Dom Pedro 1°, aos principais aeroportos do Estado e ao Porto de Santos.

Para o gestor de Governo e Finanças de Jundiaí, José Antonio Parimoschi, a RMJ possibilita inclusive a viabilização de mais investimentos externos, incluindo internacionais. “Se estamos pensando essas sete cidades de forma regional, uma vez que, em muitas casos, é difícil até enxergar suas divisas, estamos também falando de necessidades comuns e uma busca de investimentos comuns que possam impactar as mais diferentes áreas, como o transporte intermunicipal e a destinação e o tratamento dos resíduos sólidos, por exemplo”, explica o gestor.

Jundiaí e outras seis cidades da região consolidam um bloco ainda mais forte, com mais poder de decisão

O projeto para a formação da RMJ foi discutido regionalmente através de audiências públicas, com a possibilidade de participação da população, que pôde enviar suas sugestões. A criação da RMJ faz parte do projeto do Governo do Estado de reorganização do território estadual para a promoção de políticas públicas e facilitação da captação de recursos para investimentos.

No início de agosto, o governador João Dória participou de uma audiência pública em Jundiaí para a discussão da criação da RMJ, quando lembrou que, além de todos os benefícios para a atração de investimentos, a formação do bloco também ajuda a evitar o desperdício de dinheiro público e a melhor utilização de recursos naturais.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais EconomiaNotíciasPolítica
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/11/11/regiao-metropolitana-de-jundiai-e-aprovada-e-trara-novos-investimentos-2/

Apoio