Professores da TVTEC Jundiaí dão dicas de como lucrar com vendas online durante a Black Friday
Mês de expectativas para consumidores e comerciantes de todo o mundo, novembro é marcado não apenas por dois feriados em seu calendário, mas também pela Black Friday, período que o mercado aquece com a prévia das compras natalinas e os descontos que chamam a atenção do público.
Em 2020, 76,50% dos brasileiros realizaram compras no período, enquanto para 2021, a expectativa é de que esse número suba para 87,75%, segundo dados divulgados pela agência de marketing digital Conversion. Para dar dicas aos empreendedores que desejam impulsionar suas vendas, a TVTEC Jundiaí convidou dois de seus professores, especialistas em comunicação e desempenho virtual.
“É importante que o empreendedor tenha em mente os produtos e serviços que pretende ofertar e comece a divulgar essas ofertas antes mesmo da data, para aumentar sua visibilidade e assim ampliar as chances de potencializar suas vendas na Black Friday”, aponta Mariana Batista, professora do curso Instagram e Facebook ADS, que aborda formas e técnicas de melhora na performance das mídias sociais e, consequentemente, em um aumento de vendas.
A Black Friday é uma das principais oportunidades para se investir em tráfego pago, nas campanhas de anúncios. Mariana indica como principal aposta para este momento os dark posts, que são “anúncios criados apenas com objetivo de venda, com uma estratégia mais agressiva e que não são veiculados na timeline das redes sociais”.
Para enriquecer as redes sociais das empresas e lojas virtuais, o professor dos cursos de Produção de conteúdo criativo para mídias digitais e Meu negócio no Insta, Anderson Muller, explica que bons conteúdos devem ser criados de forma segmentada e bem planejados: “é preciso desenhar as estratégias digitais, estruturar canais de venda e atendimento ao cliente. Black Friday é um período que culturalmente a gente vê o consumidor mais disposto a consumir”.
A temporada de descontos é primordial para movimentar o caixa e gerar lucros, mas para ser positivo, o empreendedor tem que estar atento também à concorrência. Segundo Anderson, deve-se conhecer o público consumidor e não gastar dinheiro à toa em anúncios sem segmentar a comunicação, “sai na frente quem consegue trabalhar um planejamento estratégico adequado”, finaliza.
Sobre a TVTEC Jundiaí
A TVTEC Cursos conta com um extenso catálogo gratuito. Desde 2017, foram ofertadas mais de 13,5 mil vagas pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da TVTEC, para população com alunos de 138 municípios do Brasil, além do alcance em outros países, como Estados Unidos e Espanha. Em 2021 já foram realizados mais de 140 cursos online nos eixos de economia criativa, empreendedorismo, audiovisual e mídias sociais.