ONG Velas do Japi incentiva o esporte náutico em JundiaÃ
A ONG Velas do Japi é uma organização sem fins lucrativos que atua no Parque da Cidade, em JundiaÃ, que visa incentivar o esporte náutico na cidade. Entre as atividades estão os passeios de caiaque, que são remadas monitoradas. “Alguém que nunca remou consegue praticar o esporte e conhecer o parque. O próximo passo é começar a escola de velas e a escola de stand up paddle”, diz Carol Frutos, diretora do Velas do Japi.
O stand up paddle, traduzido também como remo em pé, é um esporte em que prancha e remo são usados para locomoção. O instrutor Nicholas Almeida, que dará as aulas no Parque da Cidade, é atual campeão brasileiro na modalidade Race de 2019. “A competição da minha categoria consiste em atravessar um circuito de 6 km formado por boias, onde quem chegar primeiro ganha. É um esporte mais fácil do que imaginam e, quando a pessoa é bem instruÃda e orientada, em uma represa onde a água é mais parada é muito fácil e prazeroso”, explica o atleta.
Para praticar o esporte, existem pranchas diferentes. “Existe o modelo de Race para alta performance e travessias de longa distância. Também tem o modelo de prancha mais simples, destinado ao lazer e remadas curtas”, diz o instrutor.
Passeio pelo Parque da Cidade
A represa tem fauna e flora magnÃficas que podem ser observadas durante o passeio. “A intenção desse passeio de caiaque pelas águas é mostrar aos frequentadores o parque por um novo ângulo. Dá para ver muitos pássaros diferentes e aves migratórias, cada semana vem um pássaro novo”, conta Carol.
Crianças a partir de 5 anos já podem participar das atividades. “As crianças podem usar o caiaque duplo, junto com o responsável. Não há limite de idade, já vieram senhoras de 75 anos que passearam, adoraram e voltaram”, diz.
Os passeios de caiaque no Parque da Cidade são uma atividade proporcionada pela ONG Velas do Japi e que pode ser aproveitada por toda famÃlia.
(Fonte: TVTEC/Imagem: Arquivo Pessoal)