Consciência Negra: 20 de novembro celebra luta do movimento negro no Brasil
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, popularmente chamado de Dia da Consciência Negra, é celebrado em 20 de novembro e foi instituído feriado oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data homenageia e faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, localizado entre os estados de Alagoas e Pernambuco.
O líder quilombola foi morto no dia 20 de novembro de 1695, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente, muitos estudos procuram reconstituir a biografia dessa personalidade de grande importância na luta contra a escravidão no Brasil.
Por que dia 20 de novembro?
A data da morte de Zumbi, descoberta por historiadores somente na década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em São Paulo, em 1978, a elegerem a figura do quilombola como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil.
O Dia da Consciência Negra celebra e relembra a luta dos negros contra a opressão no Brasil. A data possui significado mais forte que o próprio 13 de maio, dia em que a escravidão foi abolida no país, em 1888. A atitude, apesar de parecer nobre, representa uma “falsa liberdade”, já que após a Lei Áurea, os negros foram libertados, mas sem nenhum tipo de assistência ou ajuda para reinserção na sociedade.
Sendo assim, o feriado de 20 de novembro existe em homenagem à força do movimento negro e saudando a existência e a luta de Francisco Zumbi, um dos líderes do maior quilombo da história do Brasil, o Quilombo dos Palmares.
(Fonte: TVTEC/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)