Estado de SP tem 4,5 milhões de pessoas com segunda dose contra a COVID-19 atrasada
O estado de São Paulo tem 4,5 milhões de pessoas com a segunda dose da vacina contra COVID-19 em atraso, segundo dados da secretaria estadual da Saúde divulgados nesta segunda-feira (22).
De acordo com a pasta, a maior parte dos faltosos (2,6 milhões) precisa receber a segunda dose da vacina da Fiocruz/Astrazeneca/Oxford. Além disso, 867,8 mil ainda precisam completar o esquema vacinal com a vacina do Butantan/CoronaVac e 1 milhão deve receber a segunda dose da Pfizer/BioNTech.
As subsequentes reduções nos intervalos entre a primeira e a segunda dose das vacinas fizeram com que muitos paulistas perdessem a data da imunização. Atualmente, o estado de São Paulo utiliza como intervalo padrão 28 dias entre as doses da CoronaVac, oito semanas entre doses da Fiocruz e 21 dias entre as aplicações da Pfizer.
De acordo com o governo estadual, é responsabilidade das prefeituras fazer a busca ativa dos cidadãos com a vacina atrasada. Na capital paulista, a prefeitura realizou ações no último sábado (20) para localizar pessoas com a segunda dose atrasada por meio de uma campanha nacional de megavacinação contra a COVID-19 que segue até 26 de novembro.
Vacinação em SP
No estado de São Paulo, pessoas com mais de 18 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal há pelo menos cinco meses estão aptos a tomar a dose adicional.
Já para adolescentes de 12 a 17 anos, o intervalo entre a primeira e a segunda dose foi reduzido para 21 dias.
Estão em funcionamento para aplicar primeiras doses, segundas doses e doses adicionais contra a COVID-19:
- Drive-thrus e farmácias: vacinação das 8h às 17h;
- Megapostos: vacinação das 8h às 17h.
- Unidades Básicas de Saúde (UBSs): vacinação das 8h às 17h;
- Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas: vacinação das 7h às 19h;
Pelo Filômetro, é possÃvel acompanhar a situação de espera nos postos que estão em funcionamento na cidade. Na página também é possÃvel conferir quais vacinas estão disponÃveis para aplicação de segunda dose em cada unidade.
(Fonte: g1/Imagem: Prefeitura de JundiaÃ)