Cursos da TVTEC influenciam público da 3ª idade a investir no empreendedorismo
O empreendedorismo está cada vez mais em alta no Brasil. Um dos principais fatores que influenciam na atividade é não ter limite para a idade. Segundo dados do IBGE divulgados no início de 2021, cerca de 7,3% do total de empreendedores do país possuem mais de 60 anos. Não tão diferente desse número, em Jundiaí, empreendedores da mesma faixa etária representam mais de 2% do público participante dos cursos da Fundação Escola TVTEC.
“Assim como a TVTEC tem como conceito se moldar e adaptar a realidade, o público 60+ também busca esse objetivo. Em nossos cursos oferecemos conhecimentos que possam ser facilmente absorvidos por todos”, explica a jornalista e superintendente da TVTEC Jundiaí, Mônica Gropelo.
Representante deste público, com 64 anos, Janete Igina Delazari começou nos cursos da TVTEC no mês de novembro e garante que o que se ensina na sala de aula é enriquecedor. “Para nós da terceira idade é muito importante essa conexão com a modernidade. Precisamos estar atualizados, sempre trabalhei com tecnologia e na TVTEC encontrei meu lugar para não ser deixada para trás.”
Segundo a assessora de Políticas para o Idoso, Alessandra Citelli, os agravante que fizeram esse grupo aumentar sua atividade no empreendedorismo foram a pandemia e a necessidade de se sentirem pertencentes à sociedade. “A população idosa procura por novas práticas e capacitações que auxiliem na renda extra de suas casas. A administração municipal busca amparar o idoso para que se sinta seguro e a TVTEC cumpre o papel de abrir portas para inúmeras possibilidades”.
Exemplo de empreendedorismo aos 70 anos de idade, a aluna da TVTEC, Cleide Tozatto, possui uma confecção de roupas confortáveis e decidiu voltar aos estudos para se sentir mais independente com relação às mídias sociais. “Tenho duas amigas que ajudam publicando fotos das minhas peças, mas não gosto de pedir sempre. Quero aprender desde o básico até o mais complexo para tornar minha comunicação mais rápida e interativa”, comenta a jundiaiense.
O público interessado em participar dos cursos gratuitos ofertados pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da TVTEC, deve acompanhar a programação completa no site. As inscrições acontecem toda terça-feira, às 10h, com possibilidades tanto para o presencial, quanto para o online e híbrido.
“Acreditamos que o público da terceira idade tem muito a contribuir. Essa vontade de produzir mais é que motiva criarmos capacitações que favoreçam a realização dos sonhos destes nossos alunos. Empreender nesta idade é inspirador e temos orgulho em poder colaborar com essa tendência”, finaliza Mônica Gropelo.