Feira Pop traz o trabalho desenvolvido em oficinas com a população em situação de rua
Os servidores e os munícipes que estiveram no Paço Municipal nesta sexta-feira (03) puderam garantir os presentes de Natal para os amigos e familiares na Feira Pop, com as barracas de artesanato desenvolvidos pela população em situação de rua atendida pela rede socioassistencial do Município.
Entre as peças estavam porta-retratos, velas, artigos decorativos, brincos, agendas, espelhos e itens natalinos. As peças de artesanato em venda são resultados do trabalho desenvolvido nas oficinas voltadas para a população em situação de rua atendida pela rede socioassistencial do Município, como no Centro Pop (equipamento vinculado à UGADS como porta de entrada para os serviços) e em organizações da sociedade civil (OSC) que também prestam serviços.
Segundo a assessora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) Renata Mangieri, a iniciativa, que já era realizada antes da pandemia, agora foi retomada. “As feiras eram realizadas em diversos locais, com agendas mensais no Paço, e agora estão sendo retomadas. A proposta delas é abrir espaço para que os usuários da rede possam expor o que confeccionaram e sentir, através da valorização de seu trabalho e da geração de renda, a retomada do protagonismo em suas vidas. Criar espaços como este na sociedade é uma forma de reintegrá-los e um incentivo para o processo de saída das ruas”.
A abertura da feira ficou por conta dos participantes do Som das Ruas, projeto de musicalização desenvolvido em parceria do Centro Pop com a OSC Serviço de Obras Sociais (SOS), que presta, em parceria com a Prefeitura, dos serviços de casa de passagem e abordagem social da população em situação de rua.
O valor das vendas dos produtos é revertido para a compra de materiais e para a renda dos usuários do serviço, que trabalha pela autonomia e pelo processo de saída das ruas dos participantes.
Os interessados em conhecer mais sobre o trabalho da rede de serviços podem visitar o Centro Pop, que fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro, e atende pelo telefone (11) 4589-6361.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)