Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Conheça 5 museus gratuitos que te conectam com a história de Jundiaí

Publicada em 10/12/2021 às 10:32

Menos populares que parques e shoppings, os museus também são uma boa opção de lazer e cultura para aproveitar o tempo livre em Jundiaí. Confira abaixo uma lista com cinco lugares que você pode visitar.

1. Museu Histórico e Cultural Solar do Barão

O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí foi inaugurado em 28 de março de 1965. O seu fundador, organizador e primeiro orientador foi o Padre Antônio Tolloi Maria Stafuzza.

Nas diversas salas do casarão, que foi residência do Barão de Jundiaí e, por isso, também é conhecido como “Solar do Barão”, o visitante pode apreciar uma exposição de longa duração que retrata a história da casa e do Barão de Jundiaí, além de outras exposições ao longo do ano. Um exemplo delas é a mostra “Taipa e Palavra”, da artista Isabella Ferraro, exposta nos jardins do Solar até o dia 14 de dezembro. A exposição conta com 28 fotos com cenas da cidade, acompanhadas de textos reflexivos e citações literárias. A tradicional exposição de presépios também está prevista para o mês de dezembro.

  • Endereço: rua Barão de Jundiaí, 762, no Centro.
  • Horário de Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h.
  • Telefone: (11) 4521-6259
As 28 fotos e textos da exposição “Taipa e Palavra” encontram-se espalhadas pelos jardins

2. Pinacoteca Diógenes Duarte Paes

A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes foi criada em 2008 para desenvolver atividades relacionadas às artes visuais, como exposições, workshops e oficinas, de artistas plásticos de todo país e de Jundiaí e região. A Pinacoteca leva o nome de seu patrono, Diógenes Duarte Paes, artista jundiaiense da pintura, desenho e literatura.

Atualmente, estão em cartaz as exposições “Chico Bento – 60 Primaveras”, em homenagem ao sexagenário do personagem de Maurício de Sousa, e “Jundiaí Terra da HQ”, que reúne obras de 28 artistas quadrinistas, veteranos e iniciantes da região de Jundiaí, além de incluir um dos maiores nomes da HQ nacional que faleceu em 2008, o artista Gedeone Malagola. As mostras estarão disponíveis até o dia 19 de dezembro.

  • Endereço: rua Barão de Jundiaí, 109, no Centro.
  • Horário de Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h.
  • Telefone: (11) 4586-2326
A sala de aula do Chico Bento é um dos espaços apresentados na exposição “Chico Bento – 60 Primaveras”

3. Centro de Memória do Esporte Jundiaiense – Bolão

No CECE Dr. Nicolino de Lucca, conhecido como Ginásio Bolão, foi inaugurado em 1997 o Centro de Memória do Esporte Jundiaiense, que reúne artigos esportivos, uniformes esportivos usados ao longo do tempo, fotos de times, bandeiras, troféus, medalhas e diversas honrarias que fazem parte da história do esporte em Jundiaí.

  • Endereço: rua Rodrigo Soares de Oliveira, s/nº, no Anhangabaú.
  • Horário de Funcionamento: segunda a sexta, das 6h às 22h; sábado, domingo e feriado, das 6h às 18h.
  • Telefone: (11) 4521-6848
O museu reúne muitos troféus de diferentes modalidades esportivas

4. Espaço Cultural Museu do Vinho

O Museu do Vinho foi montado em 2002 por iniciativa da família Brunholi, com a colaboração de outras famílias tradicionais da cidade, como Fontebasso, Bronzeri, Marquezin e Spiandorelo. O tonel de quase seis metros de altura e com capacidade para 110 mil litros abriga o espaço histórico, que fica dentro do complexo Villa Brunholi.

No local é possível encontrar painéis contando a história, dividida em famílias, imigração e uva e vinho, além de utensílios de uso doméstico e produção de vinho.

  • Endereço: avenida Humberto Cereser, 5900, no Caxambu.
  • Horário de Funcionamento: terça a domingo, das 8h às 17h30.
  • Telefone: (11) 4584-1799
Museu do Vinho abriga a história da imigração italiana em Jundiaí

5. Museu do Café Barão da Serra Negra

A Fazenda Nossa Senhora da Conceição, construída em 1810, dedica-se ao turismo rural e conta, por meio do Museu do Café, a história do ciclo do café, da escravidão e da imigração italiana através das construções preservadas e de documentos da época.

Dentro do museu, os visitantes percorrem duas salas com exposições de fotos e um rico acervo da família Serra Negra, como a roupa de núpcias usada pelo filho do Barão, José da Conceição. Utensílios agrícolas, mesa de degustação de café e documentos históricos também fazem parte do acervo, que ainda conta a história dos imigrantes.

Endereço: rodovia Engenheiro Constâncio Cintra, km 72,5, no Mato Dentro.

Horário de Funcionamento: sábado, domingo e feriado das 11h30 às 15h30.

Telefone: (11) 4535-1341

Museu conta a história do ciclo do café, da escravidão e da imigração italiana

(Fonte: TVTEC Jundiaí/Imagens: Divulgação)


Leia mais JundiaíLazerNotíciasTurismo
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/12/10/conheca-5-museus-gratuitos-que-te-conectam-com-a-historia-de-jundiai/

Apoio