Com 25 murais, Galeria de Arte Pública G9 recebe novos grafites
A Prefeitura deu início no último fim de semana à revitalização da Galeria de Arte Pública G9. Localizada na avenida Nove de Julho, na altura do Jardim Brasil, o espaço conta com 25 murais, em dois planos – um na altura da calçada e outro acima -, que, desde essa sexta-feira (10) recebem as intervenções de artistas convidados e selecionados via edital.
A revitalização do espaço faz parte da programação em comemoração pelos 365 anos de Jundiaí. “Com mais esta entrega de um espaço revitalizado à cidade e aos cidadãos, nossa proposta é fomentar a arte dos diversos trabalhadores de Cultura, nas mais diferentes linguagens e estilos, de artistas de vários bairros da cidade”, explica o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.
Dois dos murais recebem os trabalhos do casal Santiago Panichelli e Jamaira Pacheco, que assinaram conjuntamente como “Drom”. “A proposta dos murais é narrar três momentos de uma mesma mulher. No primeiro, de maior passividade, ela, sentada, costura um tecido. Em seguida, já em pé, carrega o tecido costurado e, por fim, aparece despida. A proposta é representar a força que as pessoas têm de tecer a própria vida”, explica a artista.
E acrescenta: “Através desta iniciativa, a Prefeitura torna mais visível e conhecida esta linguagem de arte urbana, mais acessível por estar à vista de todos. Apoios como este nos auxiliam, pois nos dão créditos enquanto artistas e afastam as interpretações de quem confunde o grafite como vandalismo”, comemora.
Além da revitalização do espaço, a Cultura irá também realizar oficinas on-line gratuitas monitoradas por artistas que trabalham com a linguagem da Arte Urbana na cidade. As inscrições para os jovens e adultos interessados em participar serão divulgadas em breve.
As demais atividades propostas em comemoração do aniversário de Jundiaí podem ser consultadas no site Jundiaí 365 anos.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)