Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Linha de Recalque de esgoto antecipa crescimento no Vetor Oeste

Publicada em 21/12/2021 às 15:20

A Linha de Recalque implantada pela DAE Jundiaí no Jardim Novo Horizonte vai garantir mais segurança operacional à empresa e a possibilidade de atender novos empreendimentos que possam chegar ao Vetor Oeste. A nova estrutura, que já está em operação, visa otimizar o percurso do esgoto até a Estação Elevatória de Esgoto (EEE) do bairro.

Nesta terça-feira (21), o diretor presidente da DAE, Walter da Costa e Silva Filho, o diretor superintendente de Engenharia, Valter Maia, e o gerente de Obras de Esgoto, Alexandre Mariano Silva, conferiram de perto as instalações, desde a EEE até à Estação de Tratamento de Esgoto Jundiaí (ETEJ), operada pela CSJ (Companhia Saneamento de Jundiaí).

Diretor presidente da DAE, Walter da Costa e Silva Filho, visita as instalações: “Estamos trabalhando de forma planejada”

“Como a região cresceu muito, percebemos a necessidade de aumentar a capacidade da tubulação, que era de 300 mm de diâmetro, e passou para 400 mm de diâmetro, em ferro fundido”, detalhou Maia.

Os bairros que já coletam e afastam esgoto até a Estação Elevatória serão beneficiados, incluindo o Residencial Jundiaí, FazGran, Reserva da Serra, Chácara Planalto, Portal do Medeiros, Condomínio Tereza Cristina e Jardim Ermida.

Para o diretor presidente da DAE, a segurança no trajeto e a maior capacidade para atender a destinação de resíduos na região são os principais pontos. “Estamos trabalhando de forma planejada. A DAE está preparada para receber os efluentes de novos empreendimentos, visando o crescimento daquela região”, avaliou Walter.

A Linha de Recalque foi implantada na Estrada Municipal do Jardim Novo Horizonte, em uma extensão de três quilômetros. O investimento foi de R$ 861.403,61, com recursos destinados pelo PAC-OGU, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, tendo como agente financeiro a Caixa Econômica Federal.

Operação

Em toda a cidade, o percurso do esgoto é feito por gravidade. Porém, no caso da Linha de Recalque, são necessárias bombas para que seja possível elevar os efluentes, indo de um ponto mais baixo para uma cota acima.

Linha de Recalque vai otimizar o percurso do esgoto até a Estação Elevatória de Esgoto (EEE) do Jardim Novo Horizonte, chegando à Estação de Tratamento

A Linha parte da Estação Elevatória de Esgoto. Ao chegar à Estação de Tratamento, interliga-se a uma caixa de amortecimento e encontra, em seguida, uma parede para conter a velocidade. Dali em diante, segue, como nos demais casos, por gravidade e declividade até o tratamento.


Leia mais NotíciasSaneamento
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/12/21/linha-de-recalque-de-esgoto-antecipa-crescimento-no-vetor-oeste/

Apoio