Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Seu pet sofre durante a queima de fogos?

Publicada em 22/12/2021 às 11:03

Os fogos de artifício podem assustar e muito os pets. Em épocas de festas de fim de ano eles enchem os céus e acabam por amedrontar os nossos bichinhos. Isso acontece porque os animais possuem uma capacidade de ouvir muito mais potente do que a dos seres humanos.

O estresse desencadeado pelo barulho pode causar até a morte de animais como aves, cães e gatos.

Evite deixar seu cão sozinho em casa em dias que provavelmente soltarão fogos de artifício. A companhia dos donos gera mais confiança para animais domésticos, principalmente quando eles estão com medo de alguma coisa. Fique de olho no seu animal de estimação e mantenha-se por perto dele, se possível. Você pode distrair e acalmar o seu cachorro, evitando que ele fique com tanto medo.

Já se ele vai ficar sozinho em casa, podemos tentar amenizar o medo deles com algumas atitudes.

Os animais quando estão com medo preferem pequenas áreas fechadas. Deixe seu pet em um lugar seguro, confortável e o que deixe também seguro de que ali é sua casa. Cães e gatos gostam de se esconder. Prepare um cantinho para ele, coloque ração, água e uma caminha para ele deitar. Deve ser um lugar que você possa fechar para evitar que o animal saia correndo pela casa, se ferindo e destruindo os móveis, ou até mesmo correndo o risco de fugir desorientado.

Os sons da televisão e do ventilador ajudam a abafar o barulho dos fogos.

Mantenha, se possível, as janelas e cortinas fechadas. A luz piscando também afeta o seu animal de estimação, a remoção de estimulação visual também pode ajudara mantê-los mais calmos.

Vale a dica de tentar colocar um algodãozinho no ouvido do cachorro ou gato, para que ele não escute com tanta intensidade o barulho.

Deixe os pontos de fuga da casa bem fechados, essa atitude é importante, já que quando estão com medo no momento dos fogos, eles fogem.

Pra se sentir mais seguro, fale com um veterinário, em casos extremos, o profissional responsável pode prescrever um tranquilizante para que o cachorro mantenha a calma.

E para fazer durante o ano, acostume seu animal com sons altos, assim, quando começara  queima de fogos, ele já estará habituado e não passar por fobia. A dica é usar sons altos e que ele não esteja acostumado a ouvir, mas isso deve ser feito com tempo e bem antes da temporada de fogos de artifício.

Imagem texto: Catraca Livre / Imagem da capa: Site UOL


Leia mais DestaqueNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/12/22/seu-pet-sofre-durante-a-queima-de-fogos/

Apoio