Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Cinco tradições natalinas que não podem faltar em casa

Publicada em 23/12/2021 às 14:43

A época mais feliz e aguardada do ano chegou e, com ela, as tradições familiares. Movida pelo clima de Natal, a TVTEC Jundiaí preparou uma lista com algumas tradições natalinas de muito sucesso. Confira abaixo!

1. Árvore de Natal

Conforme a tradição, as famílias enfeitam a árvore de Natal com objetos que simbolizam a data, como bolas e luzes coloridas. Apesar de já serem usadas há séculos, foi por volta dos anos 1500 que as árvores de natal tornaram-se um costume cristão. Historiadores atribuem essa tradição à Martinho Lutero. A estrela, que vai no topo da árvore, representa a estrela de Belém, que revelou aos três reis magos que Jesus havia nascido e os levou até Belém.

2. Ceia de Natal

Segundo a literatura, a Ceia de Natal vem do antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos que, juntamente com a família hospedeira, confraternizavam a data, que celebra o nascimento de Jesus. 

3. Presépio

De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O presépio é uma montagem com peças, que faz referência ao momento em que Jesus Cristo nasceu, ao lado dos personagens bíblicos que estavam presentes.

4. Guirlanda de Natal

A guirlanda de Natal é um símbolo que representa sorte. Geralmente, é pendurada na porta de entrada e pode ser considerada um convite para o espírito natalino entrar em casa. A tradição também pode ser vista como uma representação da coroa usada por Jesus Cristo ao ser crucificado, onde as folhas representam os espinhos e os frutos vermelhos são as gotas de sangue.

5. Troca de presentes

A origem da tradição de trocar presentes no Natal surgiu dos presentes que os três reis magos levaram para o menino Jesus. Baltazar, Belchior e Gaspar levaram ouro, mirra e incenso para a criança que acabava de nascer. A tradição natalina foi oficializada pelo Papa Libério, em 354 d.C.

(Fonte: TVTEC Jundiaí/Imagens: Divulgação)


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/12/23/cinco-tradicoes-natalinas-que-nao-podem-faltar-em-casa/

Apoio