Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Retrospectiva 2021: retomada de cursos do Funss tem foco no empreendedorismo e na geração de renda

Publicada em 26/12/2021 às 11:55

Mitigar os efeitos econômicos gerados pela pandemia e fomentar o empreendedorismo, proporcionando condições de geração de renda e emprego. Foi com este objetivo que o Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss), em um ano desafiador, retomou, gradativamente, a realização de capacitações gratuitas às pessoas em vulnerabilidade.

Reconhecido por sua vocação voltada à qualificação profissional, o Fundo Social disponibilizou, em 2021, 1.738 vagas para homens e mulheres, residentes no município. O número reflete a responsabilidade e cautela da unidade, respeitando as normas sanitárias, uma vez que diminuir o número de alunos por turma foi uma das medidas adotadas para evitar contaminações e preservar a vida de todos.

Retomada responsável: turmas reduzidas e normas de segurança sanitária para preservar a saúde de todos

Até o momento, cerca de 1.300 alunos já concluíram os cursos. Ao longo do ano, foram desenvolvidos, aproximadamente, 120 cursos, workshops gastronômicos e oficinas de artesanato. Entre os mais procurados estiveram: Cuidador de Idosos, Culinária – Faça e Venda, Manicure e Pedicure, Eletricista, Maquiagem e Designer de Sobrancelha.

“Em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, é preciso estar preparado para as oportunidades e nada melhor que aprimorar os conhecimentos e, em alguns casos, até aprender um novo ofício”, afirmou a presidente do Funss, Vanessa Machado.

Entre as capacitações realizadas, 29 delas foram descentralizadas aos bairros mais afastados da região central. Christian Calandrin, de 20 anos, foi um dos participantes do curso de Eletricista Instalador Residencial, finalizado, recentemente, e que atendeu os moradores do entorno do Retiro. Universitário, cursando o terceiro ano de Engenharia de Energia, ele aprovou a iniciativa do Fundo Social. “Tive a oportunidade de unir a teoria, que vejo na faculdade, e a prática. A capacitação me trouxe uma vivência muito importante”, explicou o jovem.

Christian concluiu o curso de Eletricista Instalador Residencial, realizado no bairro Retiro

A descentralização é um compromisso da Administração e tem por objetivo facilitar o acesso da população aos mais variados cursos gratuitos. Em 2021, foram beneficiados: Almerinda Chaves, Jardim Novo Horizonte, Vila Alvorada, Jardim Tulipas, Ivoturucaia, Complexo Argos, Morada das Vinhas, região do Paço Municipal, Parque Cecap, Retiro e Jardim Santa Gertrudes.

Parceiros

Além das capacitações próprias, o Fundo Social também desenvolveu cursos com o apoio de instituições parceiras, que ficaram responsáveis pela contratação de professores e disponibilização de materiais e insumos, como o SENAI, SEBRAE, SENAC, SESC, SENAR e Centro Paula Souza, entre outras.

Unidade Móvel do SENAI: parceria disponibilizou carreta adaptada para aulas teóricas e práticas

“A partir disso, pudemos promover capacitações sem onerar os cofres públicos”, explicou a diretora do Funss, Francine Picardi. “Além de cursos em salas de aula convencionais, por meio de uma parceria com o SENAI, por exemplo, tivemos a possibilidade de ministrar aulas em unidades móveis totalmente adaptadas e prontas para ensinamento prático e teórico”. Para 2022, a expectativa é ampliar a oferta de cursos. “Já estamos programando novas turmas, sempre atentos às demandas do mercado de trabalho”, concluiu a diretora.

O Fundo Social de Solidariedade está localizado dentro do Parque da Uva e o acesso é pela Avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, Anhangabaú. Informações: (11) 4589-6319 e 4589-6320.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais EmpreendedorismoEmpregoGestãoJundiaí
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/12/26/retrospectiva-2021-retomada-de-cursos-do-funss-tem-foco-no-empreendedorismo-e-na-geracao-de-renda/

Apoio