Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Espaço maker cria ambiente criativo de aprendizagem na EMEB Candelário

Publicada em 29/12/2021 às 16:23

Os estudantes da maior Escola Inovadora de Jundiaí, a EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas, realizaram uma visita com os pais no espaço maker, uma das novas e mais modernas instalações da unidade de ensino recém-apresentada na Vila Hortolândia.

A primeira impressão por parte das crianças foi de encantamento. “Espero fazer muitas atividades, invenções e me divertir muito aqui. Esse lugar me traz inspiração para criar e aprender”, conta a aluna Lívia Borges, do 4° ano.

Com a proposta de associar ensino à inovação, imaginação, criatividade e autonomia, o ambiente maker visa proporcionar um ensino-aprendizagem mais criativo. As crianças assumem protagonismo e colocam a mão na massa para criar seus projetos.

“Jundiaí olha para o futuro e para a base da sociedade. Nossa gestão acredita na educação inovadora com foco no desenvolvimento do aluno e do futuro profissional criativo e potente”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado. “A EMEB Joaquim Candelário também foi reconstruída com a proposta de estimular o potencial dos alunos, assim como deve ser uma Cidade das Crianças”, destaca.

Imagem da sala toda, com pessoas espalhadas pelo espaço, olhando os equipamentos das mesas e os materiais da sala. Há diversas mesas quadradas e brancas com materiais e peças espalhados em exposição. Ao fundo, há uma parede com o escrito "Espaço Maker" e "Escola Inovadora", azul e verde. Na lateral da sala há janelas abertas de vidro e uma bancada de pedra com pia e mais materiais.
Ambiente maker trará inovações para o cotidiano dos alunos

Os pequenos, fascinados ao conhecer o local, iniciaram as produções e utilizaram os equipamentos. “Estou fazendo um animal que possa andar pelas vibrações”, contou empolgada a aluna Manoela Mianti, 10 anos. ”Estou fazendo um dinossauro, é um quebra-cabeça, muito legal”, contou Ana Louise Silva Rezague, do 4° ano. A mãe, Gislaine da Silva Rezague, acompanhou as atividades. “Achei esse espaço muito bacana e importante para o desenvolvimento das crianças. São novidades que trarão ótimas aprendizagens”, avalia.

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, afirma que a Escola Inovadora estimula o protagonismo dos alunos. “Eles podem colocar em prática o que aprendem em teoria e assumem a produção de atividades por meio da imaginação. Estamos realizados por entregar uma escola com possibilidades tão diferenciadas de aprendizagens”, declara Vastí.

Parceria pela Educação
Todo o ambiente foi estruturado em parceria com a Empresa Amado Maker, que também oferecerá doação de material didático e metodologia para formação dos educadores que trabalharão com os alunos em sala de aula. “Em parceria com a Unidade de Gestão de Educação, oferecemos para o novo espaço diversos equipamentos, como bancadas com ferramentas manuais, máquina de corte a laser, plotter de vinil e impressoras 3D”, conta o presidente da empresa Marcelo Amado.

A doação dos bens e capacitações para a montagem do espaço maker teve apoio da Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças. “Jundiaí caminha para se tornar uma cidade inteligente tendo como um dos focos capacitar os pequenos cidadãos para o futuro. Nas próximas décadas, essas crianças estarão prontas para se destacarem no mercado de trabalho”, avalia o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais EducaçãoNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/12/29/espaco-maker-cria-ambiente-criativo-de-aprendizagem-na-emeb-candelario/

Apoio