Retrospectiva 2021: Patrulha Agrícola e cavaco ampliam os serviços oferecidos ao produtor rural
Em 2021, a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) ampliou os serviços ofertados para o produtor rural, como o programa Patrulha Agrícola e de doação de cavaco. A preocupação com a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento econômico sustentável faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que Jundiaí está alinhado e os programas de Pagamento por Serviços Ambientais e Nascentes Jundiaí também apresentaram bons resultados.
Lançado em 3 de dezembro, a Patrulha Agrícola oferece a execução de serviços dentro das pequenas propriedades rurais do município. O programa oferece uma patrulha mecanizada, um conjunto de equipamentos agrícolas destinados exclusivamente à execução de serviços nas propriedades rurais efetivamente produtivas de Jundiaí. O objetivo é promover a conservação do solo, plantio e manejo de culturas, correção de acidez e fertilidade.
O pecuarista Wilson Luiz Torquato foi o primeiro produtor a receber o maquinário em sua propriedade. São 6 mil metros quadrados de área, que estão recebendo os serviços para o plantio de capim BRS Cupiaçu, utilizado para alimentar o gado. “O programa é muito importante para o produtor rural, o que vou ter que desembolsar é apenas ¼ do que eu pagaria para alugar. Esse recurso economizado será aplicado em outras melhorias que preciso fazer. É um ganho para nós”, afirmou.
O prefeito Luiz Fernando Machado lembra que os novos programas chegam para somar aos serviços oferecidos ao agricultor da cidade. “Essa é mais uma maneira de valorizar o nosso produtor rural. Jundiaí é conhecida como a terra da uva e a agricultura é importante para o desenvolvimento da nossa cidade e geração de renda”, confirmou.
Outro importante programa que ganhou força em 2021 foi a distribuição de cavaco, realizado em parceria com a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos, oferece material proveniente da trituração dos restos de podas de árvores da cidade. “Tanto o Cavaco como a Patrulha Agrícola são demandas antigas do setor que conseguimos atender com Políticas Públicas estruturadas e consolidadas. O cavaco garante mais umidade e enriquecimento orgânico ao solo e é ofertado gratuitamente aos agricultores de Jundiaí. Tanto a Patrulha como o cavaco ajudam os nossos produtores rurais”, lembra o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.
Além de promover programas e serviços que beneficiam o agricultor, a UGAAT, por meio do Departamento de Abastecimento, também desenvolveu ações para facilitar o escoamento da produção agrícola. “Ampliamos a Feira do Produtor Rural, realizada às segundas-feiras, na esquina da avenida Adilson Rodrigues com a Rua Giuseppe Franco, no Jardim Samambaia, e promovemos a abertura de vagas para novos permissionários em Varejões Noturnos da cidade”, lembra a diretora do Departamento de Abastecimento, Georgea Casoti.
Produção rural e preservação do meio ambiente
Jundiaí é uma cidade que tem grande preocupação com o meio ambiente. Para preservar os remanescentes de florestas e recuperar áreas desprotegidas com plantios de árvores nativas. A UGAAT oferece o Programa Municipal de Pagamento por Serviços (PSA) e o Programa Nascentes de Jundiaí.
“Criado pela gestão do prefeito Luiz Fernando Machado, O PSA visa conceder incentivo financeiro aos agricultores para a conservação de remanescentes florestais e/ou de áreas em processo de restauração ambiental. Somente em 2021, o programa fez o pagamento de R$ 100.043,90, beneficiando 54 propriedades rurais produtivas de Jundiaí”, afirma a diretora do Departamento de Agronegócio, Isabel Harder.
Já o Programa Nascentes conta com a adesão de 41 propriedades rurais participantes, sendo que 40 estão com o processo de restauração florestal em andamento e juntas somam 34 hectares, ou seja, 340 mil m2 de área com plantios de árvores nativas da Flora Brasileira. O objetivo do programa é a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs), principalmente em torno de nascentes e cursos d’água.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)