Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Retrospectiva 2021: plantio de árvores e preservação do meio ambiente são políticas públicas em Jundiaí

Publicada em 31/12/2021 às 16:53

Com o objetivo de garantir que haja mais crianças na natureza e mais natureza para as crianças, em 2021, Jundiaí desenvolveu iniciativas que visam incorporar e preservar o meio ambiente e ampliar os remanescentes de mata nativa e criar conexões, como o plantio de mudas pela cidade, a abertura de aceiros na Serra do Japi que evitam a proliferação do fogo e o desenvolvimento do Plano de Conservação da Mata Atlântica e do Cerrado. 

“A preservação do meio ambiente é assunto prioritário em Jundiaí. Desenvolvemos políticas públicas para garantir ações que possam contribuir para a mitigação da crise ambiental debatida na COP26, realizada neste ano”, lembrou o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado. 

A arborização da cidade esteve presente nos projetos desenvolvidos pela Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA).  O gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho, ainda salienta sobre as mudanças climáticas. “Os impactos vivenciados neste ano como forte estiagem, granizo, geada e chuvas em grande volume foram apontados por cientistas há décadas. Jundiaí assume compromissos para a política pública ambiental e desenvolve programas e iniciativas para amenizar esses efeitos”. 

Pé de Árvore envolveu a comunidade no plantio de mudas

Mais árvores pela cidade

O programa Pé de Árvore plantou 310 mudas nos bairros Novo Horizonte, Samambaia, Vila Arens e Complexo Fepasa. O projeto completo para esses bairros prevê um total de 1.786 mudas, sendo que a maior quantidade se concentra na região do Novo Horizonte, em decorrência do Plano de Bairros, com 1.456 árvores a serem implantadas nos percursos da infância no próximo ano. Realizado em parceria com a Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos, o programa recebe as demandas para a execução do plantio, sempre com o apoio da comunidade, que se compromete a cuidar do desenvolvimento das mudas no primeiro ano após o plantio.  

O plantio de mais árvores, de preferência no caminho entre a casa e escola, foi uma das principais solicitações dentro do Plano de Bairro do Jardim Novo Horizonte. “Na pesquisa feita em dezembro de 2020, identificamos que 87% dos moradores gostariam que o bairro tivesse mais árvores e, desses, 72% aceitariam o plantio em frente às próprias residências. Por isso, em 2021, promovemos o plantio de mudas no bairro, para melhorar o conforto ambiental e incentivar os moradores a andarem mais a pé”, comenta a diretora do Departamento de Urbanismo da UGPUMA, Sylvia Angelini. 

A UGPUMA ainda lançou, em 2021, o programa Horta Urbana, que oferece áreas públicas sem uso para o cultivo de hortaliças, ervas aromáticas, plantas medicinais e frutíferas. Foram 31 alunos formados nos dois cursos preparatórios, realizados pela Escola de Gestão Pública. Desses, seis já estão com cessão de uso da área formalizada e as hortas em andamento; outros 16 em fase de estruturação. As hortas estão em diferentes bairros da cidade como Novo Horizonte, Fazenda Grande, Jardim do Lago, Anhangabaú, entre outros. 

Horta urbana começa a produzir hortaliças

Serra do Japi e conservação da Mata Atlântica 

Durante 2021, a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), por meio do Departamento de Meio Ambiente, promoveu a manutenção de trilhas da reserva biológica da Serra do Japi. “Esses caminhos, além de garantirem o monitoramento por meio da Guarda Municipal e de pesquisadores que desenvolvem estudos no local, também servem como aceiros estratégicos para combate a incêndios, o que evita a proliferação do fogo por toda a reserva e oferece acesso da brigada durantes esses episódios”, explica do diretor do Departamento de Meio Ambiente, Wagner Paiva. 

Para ampliar a conservação dos remanescentes de Mata Atlântica fora da área da Serra do Japi, também iniciou em 2021, o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica e Cerrado. O trabalho visa mapear,  identificar e propor ações concretas para conservar, manter e ampliar os fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado no município. “Agora em dezembro, a empresa que está desenvolvendo o Plano entregou o diagnóstico, que está em fase de revisão pelo Grupo de Trabalho. Em janeiro, será disponibilizado para a consulta e participação da população”, comenta Wagner. 

Remanescentes de florestas e conexões estão em estudo pelo Plano da Mata Atlântica

Planejamento urbano

Outro grande destaque da área foi a atualização do Código de Obras.  “As alterações visaram à atualização das normas técnicas aplicáveis, a reorganização das disposições legais vigentes e a explicitação das infrações e respectivas penalidades visando reduzir o grau de subjetividade na aplicação de notificações e multas, além dos dispositivos que procuram estimular a adoção dos princípios de sustentabilidade e; no projeto e execução de obras de infraestrutura e de edificações em geral”, explica o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho.

A atualização contou com a participação da sociedade e foi discutida exaustivamente com representantes da Administração Municipal, Associação dos Engenheiros de Jundiaí, Núcleo Jundiaí do Instituto de Arquitetos do Brasil e representantes das empresas de construção civil, que integram o Conselho Municipal do Código de Obras.

O Código de Obras ainda implantou o Selo Municipal de Sustentabilidade, que é concedido às obras projetadas, executadas com adoção de técnicas e procedimentos que objetivem a redução do consumo de energia e matéria prima, além de contribuir para a melhoria da qualidade ambiental do município.

Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais Meio Ambiente
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/12/31/retrospectiva-2021-plantio-de-arvores-e-preservacao-do-meio-ambiente-sao-politicas-publicas-em-jundiai/

Apoio