Datas comemorativas podem potencializar vendas do comércio no primeiro semestre, orientam Sincomercio e CDL
Marcado pela expectativa de melhoras nas condições econômicas para os negócios, o início de 2022 requer uma gestão empresarial eficiente e dinâmica. Uma ação que as empresas podem pôr em prática é a exploração de datas comemorativas.
“As ofertas e ações de marketing podem atrair o consumidor em diversas celebrações previstas no calendário. Assim como o Dia das Mães e o Natal, por exemplo, movimentam – e muito – as vendas, o mesmo pode ser feito – guardadas as devidas proporções – em outras datas, pois o calendário está repleto de celebrações”, orienta Edison Maltoni, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL).
Para exemplificar, ele destaca que o primeiro semestre reúne diversas datas que podem ser exploradas pelos setores de comércio e serviços, como em janeiro, por exemplo, que as empresas devem aproveitar o primeiro mês do ano para desovar estoques por meio de promoções. “É o momento de expor nas vitrines especialmente os produtos de verão, acessórios, artigos para as férias e viagens. O setor de papelarias também é beneficiado pelas vendas de material escolar. As empresas podem atrair consumidores com ações nas lojas físicas e na internet”, afirma Maltoni.
Ele cita ainda que os setores de comércio e serviços podem usar a seu favor datas como o Dia do Fotógrafo (8/1), Dia do Bolo de Chocolate (27/1), Dia Mundial do Puzzle (29/1), enquanto os serviços contam com o Dia do Cabeleireiro (19/1) e o Dia do Farmacêutico (29/1), Dia do Atleta Profissional (10/2), e muitas outras. “É preciso usar a criatividade para aproveitar as oportunidades e fazer bons negócios”, pontua Maltoni.
(Fonte/Imagem: Assessoria de Imprensa Sincomercio)