Em Jundiaí, 50% dos usuários do transporte coletivo aprovam tempo de viagem e cumprimento dos itinerários
Uma pesquisa realizada pela consultoria APPC para a avaliação do transporte coletivo de Jundiaí revelou que 50% dos usuários consideram o tempo de viagem dos ônibus e o cumprimento dos itinerários muito bom ou bom. A pesquisa ouviu 400 usuários nos sete terminais urbanos, abordou diferentes questões sobre o transporte coletivo e está disponível no site da Prefeitura de Jundiaí.
Mãe do pequeno Lucas, de 1 ano, a dona de casa Alessandra Laissa Paulino dos Santos é um dos usuários que aprova o tempo de viagem e o cumprimento do itinerário nas linhas que utiliza, da Vila Maringá para outros pontos da cidade. “O conforto dos ônibus também é bom. No geral, considero o transporte coletivo em Jundiaí ótimo”, declara ela.
Sobre a quantidade de viagens em dias úteis, a aprovação chega a 46% e o cumprimento dos horários programados a 34%. Para o auxiliar de logística Edmo Teixeira de Jesus, usuário do transporte coletivo, a quantidade de viagens em dias úteis é boa, “mas acho que faltam mais opções de linhas aos finais de semana”, observa. “Quanto ao conforto nos ônibus, acho bom.” Já o Otávio Nogueira diz que a quantidade de itinerários nos terminais é boa, mas que é preciso mais ônibus no interior dos bairros. “É o caso da Vila Hortolândia, onde moro”, declara ele.
A pesquisa foi realizada no fim de novembro e início de dezembro e faz parte das atividades relacionadas ao Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Quando se leva em conta todos os itens questionados aos participantes, a pesquisa mostra que o sistema é considerado bom ou muito bom por 34% de seus usuários e mais 42% consideram o serviço regular. Somando-se os dois conceitos, a aprovação dos usuários chega a 76%, que pode ser considerado um índice excelente para os padrões brasileiros.
“Esse estudo permite enxergar os pontos positivos e negativos do sistema e assim podemos nos aprofundar em duas frentes: uma, na correção dos problemas detectados e outra, no planejamento de melhorias do serviço. A pesquisa realizada junto ao Plano Municipal de Mobilidade Urbana nos dá uma visão ampla dos investimentos necessários que devem ser feitos na cidade no curto, médio e longo prazo, com vista a melhorar a mobilidade urbana”, explica o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz. “Sabemos que o morador de Jundiaí é atento ao serviço prestado e quer melhoria contínua na qualidade, com menor tempo no deslocamento.”
Frota e motoristas
A avaliação da frota apontou 50% de aprovação no item conforto dos bancos, 44% na limpeza e 40% na manutenção. Entre esses três pontos avaliados, a limpeza fica com a maior reprovação (26%).
Em relação aos motoristas, 71% dos usuários consultados pela pesquisa aprovam o atendimento às solicitações de parada, 59% a condução segura e 57% a cordialidade com os passageiros. Já a frenagem, 42% aprovam, 36% consideram regular e 23% apontam como ruim ou péssimo.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)