Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Focinho Solidário segue com inscrições e doações de rações

Publicada em 15/01/2022 às 10:26

A campanha permanente “Focinho Solidário” foi lançada em agosto de 2021. Desde o seu início, recebeu 2,3 toneladas de ração para cães e gatos. Com o objetivo de angariar apoio, arrecadar ração e/ou congêneres para cães e gatos e cadastrar pontos de coleta de doação de ração, empresas interessadas em participar da iniciativa podem fazer a inscrição e a população pode doar rações nos postos de coleta. 

A ação é promovida pelas Unidades de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente/Departamento de Bem-Estar Animal (UGPUMA/DEBEA), de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e tem a articulação da Rede Jundiaí de Cooperação, órgão ligado à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF). 

As rações arrecadadas pela campanha são destinadas às famílias em vulnerabilidade de Jundiaí. A triagem e definição dos beneficiários ficam a cargo da UGADS. “Muitas pessoas ainda não conseguiram se recuperar economicamente dos reflexos do início da pandemia. Recebemos demanda de famílias que possuem muitos animais e que, se não receberem ajuda com ração, não conseguirão manter esses cães e gatos”, lembra a gestora da UGADS, Maria Brant. 

Cachorro caramelo e preto, está com as orelhas abaixadas, boca semi aberta.
Rações são destinadas a animais de famílias em situação de vulnerabilidade

A diretora do DEBEA, Daniela Araújo Passos, ainda salienta que a dificuldade para a compra de alimentos para cães e gatos pode resultar no abandono dos animais. “Infelizmente, quando algumas famílias em vulnerabilidade não conseguem alimentar seus animais, acabam abandonando-os. As doações são essenciais para que esse movimento não aconteça”, explica. 

Como participar 

As empresas podem fazer inscrição para promover o apoio institucional, doar ração e/ou congêneres e/ou serem  pontos de coleta de ração. As empresas que aderirem à campanha Focinho Solidário vão receber o “Certificado de Participação” e terão o nome divulgado no site da campanha. As empresas interessadas devem enviar e-mail para o DEBEA (debea@jundiai.sp.gov.br) com suas propostas. 

A campanha recebeu doação do pet shop Cão Late, do curso de Medicina Veterinária da UniAnchieta, de grupos de amigos e da população em geral. O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi comenta sobre o sucesso da campanha. “Focinho Solidário é um exemplo da parceria e cooperação que dá certo. As empresas colaboram e recebem divulgação e a população mais vulnerável é atendida em suas necessidades com os pets”, afirma.

Grupos de amigos já colaboraram com a campanha

A população também pode participar com a doação de rações que devem ser entregues nos pontos de coleta: Cão Late em suas três unidades (rua Dr. Torres Neves, 224/228 – Centro, avenida Nove de Julho, 2.350 – Anhangabaú, e avenida Odil Campos de Saes, 322 – Vianelo), no térreo do Paço Municipal e no DEBEA, na R. Abrahão Farrão, 8 – Chácara São Francisco.

A campanha está em consonância com a Lei Municipal nº 9.440/2020, que permite respaldo legal e meios de incentivo às iniciativas da sociedade civil para arrecadação de alimentos para cães e gatos, de autoria do vereador Faouaz Taha.

Para mais informações sobre a campanha Focinho Solidário, os interessados podem acessar o site do Focinho Solidário (https://jundiai.sp.gov.br/focinhosolidario/) ou ligar para o DEBEA, no telefone (11) 4582-2649, ou na Rede Jundiaí de Cooperação, pelo (11) 4589-8602.


Leia mais DestaqueJundiaíNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/01/15/focinho-solidario-segue-com-inscricoes-para-empresas-e-doacoes-de-racoes/

Apoio