Molécula de cobre que pode ajudar no combate ao câncer é descoberta por pesquisadores brasileiros

Publicada em 17/01/2022 às 09:31

Uma molécula inédita de um complexo de cobre, que pode ajudar no tratamento do câncer foi descoberta por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O estudo, publicado em dezembro no Scientific Reports, do grupo Nature, agora caminha para uma segunda fase.

Conduzida pelo aluno de doutorado Pedro Henrique Alves Machado, do Programa de Pós Graduação em Genética e Bioquímica (PPGGB/UFU), a pesquisa encontrou uma molécula inédita de um complexo de cobre que apresenta seletividade, capacidade de indução de clivagem (divisão) do DNA e propriedades pró-apoptóticas (morte celular) contra células do câncer.

O principal objetivo do estudo – orientado pelo professor Robson José de Oliveira Júnior e os colaboradores do Instituto de Química (IQ/UFU), Wendell Guerra, e Instituto de Biotecnologia (IBTEC/UFU), Luiz Ricardo Goulart, que faleceu em outubro do ano passado – foi descobrir novas moléculas para o tratamento do câncer, que é a segunda maior causa de mortes no mundo.

“Sabemos que a revista tem extremo rigor quanto à qualidade dos trabalhos que são publicados nela. Sendo assim, fico feliz por saber que o trabalho atingiu esse padrão”, disse Machado.

(Fonte: g1/Imagem: Arquivo Pessoal)