Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Projeto ‘Costura Solidária’ entrega três mil aventais para profissionais de saúde em Jundiaí

Publicada em 19/01/2022 às 14:11

Santina Benedito da Costa, de 68 anos, é só alegria quando o assunto é costura. A familiaridade com máquinas, linhas e agulhas vem desde a juventude. Hoje, já aposentada, ela fala da felicidade em participar do projeto ‘Costura Solidária’. “Além de sair de casa, ver e conversar com outras pessoas, é mais uma forma de ajudar estes profissionais que se dedicam a cuidar dos pacientes”, explicou ela, que reside no Morada das Vinhas.

‘Costura Solidária’ é uma ação coordenada pelo Grupo Sol da Cidadania e articulada pela Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) da Prefeitura de Jundiaí. A iniciativa, desenvolvida com a estrutura do Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss), é uma parceria da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) com a Santa Angela Urbanização e Construções Ltda., empresa que doou o material e também é responsável pelo patrocínio da iniciativa. O tecido utilizado para a costura foi cortado em forma de avental pela empresa Liz. Já o transporte do TNT doado até Jundiaí foi realizado, também como doação, pela empresa Tombini & Cia Ltda.

Santina não esconde a felicidade em participar do projeto

“A Santa Angela tem prazer de contribuir com projetos sociais.  E, neste caso, em especial, cuja demanda veio da pandemia, para atender aos profissionais da saúde, esses verdadeiros heróis que vêm cuidando com tanto carinho das pessoas”, afirmou Gabriela Nappi, Supervisora do Administrativo.

Ao todo, esta etapa do projeto irá costurar até 25 mil aventais, sendo os primeiros 3.405 entregues nesta quarta-feira (19) e direcionados aos profissionais que atuam no enfrentamento à pandemia. Além disso, beneficia oito mulheres, selecionadas pela ONG, para a costura dos acessórios de proteção individual.

“O apoio da sociedade civil, em especial das empresas com sede em Jundiaí, respaldou a cidade para o enfrentamento da pandemia contra a COVID-19, com doações de serviços, insumos e apoio logístico. Essa doação é mais uma prova da importância das parcerias entre o público e o privado em prol do bem da cidade”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

Grupo de costureiras estabeleceu padronização do serviço a partir de uma linha de produção

“Esta ação mostra a importância do engajamento entre a iniciativa privada, o poder público e o terceiro setor, beneficiando diretamente os profissionais da Saúde e a população de Jundiaí. Ao mesmo tempo, essa primeira entrega de aventais, que ainda resultará em cerca de 25 mil equipamentos de proteção individual, ajuda as mulheres costureiras em situação de vulnerabilidade social, gerando renda para esse público”, destaca o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi.

Assim como dona Santina, Sandra de Oliveira Vilas Boas, de 52 anos, também faz parte da equipe de costureiras. Moradora da região do Parque dos Ipês, ela fala do impacto desta iniciativa na renda da família. “Hoje, mora comigo a minha filha, de 12 anos. Para cuidar dela, trabalho como auxiliar de cozinha, em um pesqueiro, aos domingos. Costurar os aventais é mais uma forma de reforçar o nosso orçamento”, contou.

Ari Ribeiro, presidente do Grupo Sol da Cidadania, acompanhado de Silvia Pouza, vice-presidente da entidade, explicou que as participantes foram definidas a partir de um processo seletivo, que considerou conhecimento prático em costura e a condição social das famílias: “Tivemos o interesse de, aproximadamente, 50 mulheres. Depois de testes realizados na sede da ONG, as selecionadas receberam um treinamento e foram direcionadas ao Fundo Social”.

Parceria entre a iniciativa privada, o poder público e o terceiro setor beneficia os profissionais da Saúde e a população de Jundiaí

“Aqui, o grupo estabeleceu uma padronização do serviço a partir de uma linha de produção. Para tanto, receberam orientações da voluntária Rosana Tsurusawa e, também, da professora do Funss, Marta de Souza Rodrigues”, explicou a diretora do Fundo Social, Francine Picardi. As costureiras recebem vales-transportes para ir e voltar do Funss, cedidos pela Unidade de Gestão de Desenvolvimento e Assistência Social (UGADS). Os aventais costurados serão utilizados pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e Unidade de Gestão de Educação (UGE) nas ações de combate à pandemia.

Também estiveram presentes na entrega de parte dos aventais: Jones H. Martins, gestor adjunto de Governo; Paula Fernanda Mestrinel e Ana Paula M. M. Bortolossi, assessoras de políticas governamentais pela Rede Jundiaí de Cooperação, representando Daniele Ruiz, Diretora da Unidade Central de Parcerias Estratégicas; e o vereador Daniel Lemos.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais Jundiaí
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/01/19/no-fundo-social-projeto-costura-solidaria-ja-entrega-mais-de-3-mil-aventais-1/

Apoio