Procura por testes de COVID-19 triplica em JundiaÃ
Passadas as festas de fim de ano, os laboratórios de análises clÃnicas de Jundiaà têm visto triplicar a procura por testes de COVID-19. Em uma das unidades, em novembro de 2021 foram realizados 2.969 testes, diferente do registrado em janeiro deste ano, em que foram realizados mais de 6.500 testes em apenas 12 dias. O alto número de casos positivos exige atenção.
“Nós fazemos o teste de RT-PCR, considerado padrão ouro para diagnóstico da COVID-19, fazemos testes rápidos de antÃgeno Influenza A e B e outros. É feito o cadastro para notificar ao SUS os casos positivos e negativos do coronavÃrus, e a gente percebeu que a taxa de positividade está em mais ou menos 56% só em 2022, um aumento expressivo”, explica a diretora técnica Lour Hussein Waked.
Dados da Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) apontam que, em todo o Brasil, a busca por testes para diagnóstico da COVID-19 aumentou em 44%. Em uma das redes de farmácias de Jundiaà os agendamentos e coletas foram suspensos, e em outra a demanda é muito alta, especialmente com o afastamento de funcionários infectados.
Para evitar um colapso, deve-se procurar os serviços de saúde apenas quando houver sintomas como febre alta e falta de ar, e continuar seguindo as medidas sanitárias para proteção.
“Nesse perÃodo, o melhor a fazer é seguir o isolamento, o distanciamento social, higienizar as mãos e usar máscaras. As pessoas descuidaram um pouco com a vacinação, mas depois do surgimento dessa nova variante, todo cuidado é pouco”, diz Lour Waked.
(Fonte: TVTEC JundiaÃ/Imagem: Prefeitura de JundiaÃ)