Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Procura por testes de COVID-19 triplica em Jundiaí

Publicada em 19/01/2022 às 15:25

Passadas as festas de fim de ano, os laboratórios de análises clínicas de Jundiaí têm visto triplicar a procura por testes de COVID-19. Em uma das unidades, em novembro de 2021 foram realizados 2.969 testes, diferente do registrado em janeiro deste ano, em que foram realizados mais de 6.500 testes em apenas 12 dias. O alto número de casos positivos exige atenção.

“Nós fazemos o teste de RT-PCR, considerado padrão ouro para diagnóstico da COVID-19, fazemos testes rápidos de antígeno Influenza A e B e outros. É feito o cadastro para notificar ao SUS os casos positivos e negativos do coronavírus, e a gente percebeu que a taxa de positividade está em mais ou menos 56% só em 2022, um aumento expressivo”, explica a diretora técnica Lour Hussein Waked.

Dados da Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) apontam que, em todo o Brasil, a busca por testes para diagnóstico da COVID-19 aumentou em 44%. Em uma das redes de farmácias de Jundiaí os agendamentos e coletas foram suspensos, e em outra a demanda é muito alta, especialmente com o afastamento de funcionários infectados.

Para evitar um colapso, deve-se procurar os serviços de saúde apenas quando houver sintomas como febre alta e falta de ar, e continuar seguindo as medidas sanitárias para proteção.

“Nesse período, o melhor a fazer é seguir o isolamento, o distanciamento social, higienizar as mãos e usar máscaras. As pessoas descuidaram um pouco com a vacinação, mas depois do surgimento dessa nova variante, todo cuidado é pouco”, diz Lour Waked.

(Fonte: TVTEC Jundiaí/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais DestaqueJundiaíNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/01/19/procura-por-testes-de-covid-19-triplica-em-jundiai/

Apoio