Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Baixa procura por uva faz preço abaixar em Jundiaí

Publicada em 21/01/2022 às 15:00

Com a uva em plena safra e a baixa procura pela fruta, os produtores de Jundiaí estão reduzindo os preços, na tentativa de chamar a atenção do consumidor. Em uma barraca de frutas na região da Vila Rami, por exemplo, a caixa com 5 kg da fruta, que no final de ano custava R$ 40, agora está sendo comercializada por R$ 25.

A feirante Cecília Aparecida Albuquerque diz que as chuvas de verão são o motivo da queda nos preços. “Os produtores não podem exportar para longe, então repassam a safra para os vendedores por um preço mais em conta. Assim, o consumidor final também acaba pagando mais barato, porque o produtor não quer que a mercadoria estrague e se perca”, explica.

Na propriedade do agricultor Anderson Tomasetto, no Traviú, as uvas estão bem maduras. Para não perder a produção, ele faz a colheita todos os dias e encaminha as frutas para a cooperativa, mesmo com a queda nos preços.

“Começou a chover e a uva amadureceu mais rápido que o normal, por isso essa grande oferta de uva niagara. O preço abaixou muito, por conta da safra abundante e da baixa procura”, diz Tomasetto.

Com a não realização da Festa da Uva em Jundiaí por conta da pandemia de COVID-19, a fruta precisa ganhar novo destino. A saída é a queda dos preços nos mercados, para que os consumidores possam ter acesso à fruta, mesmo em um período de dificuldade financeira, onde tudo está mais caro.

(Fonte: TVTEC Jundiaí/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/01/21/sem-festa-da-uva-em-jundiai-preco-da-fruta-despenca-1/

Apoio