Conselho de Defesa e Bem-Estar Animal promove primeira reunião
A primeira reunião ordinária do Conselho de Defesa e Bem-Estar Animal foi realizada nesta segunda-feira (24). Com a participação dos titulares e suplentes, os novos membros conheceram mais sobre a atuação do órgão e participaram da votação que definiu a comissão executiva da gestão 2022/2025.
A reunião foi conduzida pelo diretor do Departamento de Conselhos Municipais da Prefeitura de Jundiaí, Luis Augusto Zambon, que fez a leitura da portaria que estabelece o conselho e do regimento interno. O diretor ainda lembrou sobre a importância da participação dos conselheiros e da atuação da comissão. “Cada conselho tem seu perfil de atuação, que dependerá e muito da comissão executiva”, comentou.
A eleição definiu a mesa diretora para a gestão 2022/2025: Presidente – Claudia Simões Trevisan Céspedes da ONG Focinhos Felizes, vice-presidente – Daniela Araújo Passos do Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), 1º secretário – Francine Galeoti Oliveira e 2º secretário – Alessandra Esquivel Prandi.
“Contem comigo. Estarei atuante e presente. Tenho disposição e disponibilidade para atuar. Minha missão de vida é ajudar no trabalho de que o bem-estar animal e os cuidados com o meio ambiente precisam andar em conjunto com a nossa sobrevivência. O conselho é uma oportunidade para que possamos trabalhar este tema. Temos muitas ações para fazer e este é o momento de nos unirmos”, afirmou a presidente eleita, Cláudia.
Após a definição da composição da mesa diretora, ficou definido que as reuniões do Conselho do Bem-Estar Animal serão realizadas na terceira quinta-feira de cada mês, às 15 horas.
O gestor da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Sinésio Scarabello Filho, participou do encontro. “Agradeço a disponibilidade e o trabalho voluntário que vocês, conselheiros, vem desenvolvendo em prol da causa animal. A administração municipal reconhece esse esforço. Na questão do bem-estar animal, temos muitas demandas e desafios como a luta para ampliar a nossa capacidade de atendimento e ajustá-las às demandas. Precisamos trabalhar na conscientização, pois os casos que recebemos são por falta de consciência dos cidadãos que abandonam, maltratam, castigam e provocam o sofrimento dos animais”, afirmou.
A diretora do DEBEA, Daniela Araújo Passos, também felicitou os novos membros do conselho. “Boas-vindas aos primeiros participantes do Conselho do Bem-Estar Animal. É importante lembrar que Jundiaí está à frente dos municípios brasileiros por ter esse órgão e pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pelo bem-estar animal, mas ainda temos muitos desafios para enfrentar. Vale salientar que o conselho deverá nos ajudar a definir as prioridades e que o objetivo é trabalhar de maneira estratégica e que as mudanças serão gradativas. Nosso papel é promover a mudança da sociedade, que precisa assumir a sua responsabilidade”, declarou.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)