Plano de Ação da Ponte São João está em execução com investimentos em infraestrutura e segurança
Gestores e técnicos da Prefeitura de Jundiaí realizaram uma reunião de trabalho, na manhã desta segunda-feira (24), para monitorar os avanços e próximos passos do plano de ação de revitalização da região da Ponte São João. O objetivo é aumentar a presença do poder público no bairro, além de levar serviços públicos que contribuam para reduzir a criminalidade. O plano já foi apresentado à comunidade e em breve ocorrerá uma nova reunião de prestação de contas para apresentar as ações já implantadas, em andamento e outras que ainda estão sendo avaliadas.
Em relação aos trabalhos da Guarda Municipal, foram apresentados na reunião dados referentes ao combate à criminalidade. A Ponte São João conta com o Programa Bairro Seguro (com uma Base Móvel da Guarda Municipal, duas viaturas destacadas unicamente para o bairro e 11 câmeras de videomonitoramento. Neste ano serão instaladas mais 12 câmeras na Ponte e bairros adjacentes. Desde agosto do ano passado, quando teve início a atuação da Base Móvel e, em setembro, o anúncio do Plano de Ação, os números de crimes caíram na Ponte São João – nesse período, a GMJ atendeu 165 ocorrências no bairro. Em 2022, as ações serão intensificadas na região.
“Nosso plano de ação é mais amplo do que só a segurança. São ações integradas com mais 11 áreas de governo para dar mais efetividade aos resultados esperados. O plano envolve inúmeras intervenções urbanas como requalificação de áreas públicas, além de trabalho social, que une a saúde e a assistência, com pessoas em situação de rua e comunicação, através de campanhas educativas junto aos moradores”, explica o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, à frente da reunião. “O poder público tem de estar cada vez mais presente nos bairros e por isso traçamos esse plano de ação, sempre dialogando com os moradores. Não há solução duradoura para problemas complexos, sem a participação de todos os atores sociais.”
Outra ação realizada pela GMJ, junto à Divisão de Fiscalização do Comércio, foi o fechamento de comércios irregulares que compram e vendem sucata na região da Ponte São João e São Camilo.
Infraestrutura
Dentro dos investimentos em infraestrutura, foram reportadas as construções de muros em três diferentes pontos, como já anunciado aos moradores: na Vila Graff, que já está em andamento; no trecho entre as ruas Ângelo Riveli e Dino, com previsão para começar esta semana; e na rua José di Fiori, cujas obras começam em breve (processo licitatório em conclusão).
Os gestores também discutiram a revitalização de áreas públicas, como em pontos altos e baixos do Jardim São Camilo, que inclui a melhora de espaços de convivência e de passagem de pessoas, como vielas, e a instalação de um novo meio de mobilidade com passarela para favorecer os deslocamentos dos moradores. Esses projetos todos já estão concluídos e serão licitados.
A pedido da população e após parecer técnico favorável, foi instalado um semáforo na rua São Pedro, na Ponte São João. Em breve também será aberta a licitação para a troca da iluminação pública na região por lâmpadas de led, que vai ajudar muito a melhorar a segurança do bairro.
Assistência social
Técnicos da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) têm feito um trabalho diário de abordagem à pessoa em situação de rua junto à Guarda Municipal e as equipes da Saúde, com o objetivo de apoiar e dar encaminhamento adequado a esse público, como o retorno às suas famílias. Também tem mantido contato com comerciantes para compreender melhor o fluxo desse público e possíveis intercorrências que demandem apoio do poder público.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)