Santos faz 476 anos: conheça 7 lugares para visitar na cidade
Nesta quarta-feira (26), a cidade de Santos completa 476 anos. Distantes cerca de 130 km uma da outra, as cidades de Santos e Jundiaà têm muita história juntas, começando pela antiga Estrada de Ferro Santos-JundiaÃ, linha tronco da São Paulo Railway, uma ferrovia paulista inaugurada em 1867.
Para homenagear a cidade nesta data tão especial, a TVTEC Jundiaà separou sete lugares para você conhecer por lá!
1. Monte Serrat
São quatro minutos de pura emoção, subindo de bondinho os 147 metros da encosta do Monte Serrat rumo ao topo, onde estão o antigo cassino e o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos, construÃdo há mais de 400 anos. Para completar também existe uma escadaria com 402 degraus e 14 nichos reproduzindo cenas da Via Sacra, inaugurados entre 1939 e 1941.
2. Museu Pelé
Instalado nos antigos Casarões do Valongo (reconstruÃdos), o Museu Pelé apresenta a incrÃvel trajetória de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. No local, estão expostos documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações, troféus e muitos outros itens do acervo pessoal do querido Rei do Futebol.
3. Aquário Municipal de Santos
Há sete décadas encantando gerações, o Aquário de Santos é o mais antigo do Brasil e desde 1995 consta do Guinness World Records. O aquário está situado em uma área de dois mil m², tem 32 tanques de água doce e salgada com mais de 200 espécies de animais.
4. Museu do Café
Instalado em um prédio com 6 mil m², o Museu do Café, inaugurado em 1998, é a união de diferentes sensações, que vão do inÃcio do cultivo do grão até a consolidação do café como um sÃmbolo nacional. Exposições permanente e temporárias, obras de arte, mobiliário de época, loja temática e cafeteria que serve os melhores grãos café – e até o mais caro e raro do paÃs – são algumas das atrações.
5. Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes
Com cerca de 49 mil tÃtulos e verdadeira preciosidades do mundo dos quadrinhos, a Gibiteca Marcel Rodrigues Paes tem importante papel no incentivo à leitura. O acervo, disponibilizado gratuitamente, oferece obras infantis, mangás, fanzines e de autores nacionais independentes. Há inclusive exemplares em inglês e espanhol, e HQs para adultos.
6. Orquidário
Parque zoobotânico que reproduz a Mata Atlântica, o Orquidário Municipal de Santos, inaugurado em 1945, conta com cerca de 3.500 orquÃdeas de 120 espécies, a grande maioria afixada nas árvores. O passeio também tem outras atrações, como os quase 500 animais de 70 espécies (alguns ficam soltos pelo parque), a Trilha do Mel, o Jardim Sensorial e o Viveiro de Visitação Interna, onde as aves chegam a pousar bem perto das pessoas.
7. Museu do Surfe
O Museu do Surfe de Santos é o primeiro museu dedicado ao surfe no paÃs. Além do salão de exposição, o museu dispõe de três salas especiais, salas de arquivo, depósito, copa e sanitários para portadores de necessidades especiais. O museu foi entregue em 24 de janeiro de 2020, substituindo o primeiro prédio, idealizado por Diniz Iozzi, o Pardhal, e inaugurado em 26 de janeiro de 2009.
(Fonte: TVTEC JundiaÃ/Imagens: Francisco Arrais/Diogo Moreira/Blog Meu Destino/Cidade e Cultura/Prefeitura de Santos/Anderson Bianchi)