Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Consultas e exames pré-natal diminuem 13,5% durante pandemia de COVID-19

Publicada em 27/01/2022 às 16:18

Na edição desta quinta-feira (27) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes falou sobre a queda de consultas de pré-natal em gestantes durante a pandemia.

Um levantamento realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) com dados do Sistema Único de Saúde (SUS) mostrou que a situação sanitária impactou o acompanhamento pré-natal no país. A queda nas consultas em 2020 em relação a 2019, segundo o órgão, foi de 13%. Exames realizados durante a gestação também tiveram baixa.

Fernando Gomes ressaltou a importância do pré-natal, que ajuda a proteger tanto a gestante quanto a criança. Entre os principais benefícios, estão a redução de partos prematuros, diminuição de cesáreas desnecessárias, controle da hipertensão e redução da transmissão de doenças.

O médico confirmou que a pandemia demandou um remanejamento dos serviços de saúde para garantir o atendimento da população, deixando o “cobertor curto”. Gomes também citou o medo de milhares de pessoas em irem ao hospital e contraírem alguma doença, o que fez com que gestantes deixassem de realizar todos os exames necessários para uma gravidez saudável.

“Existir o pré-natal, algo que tenha uma abrangência na rede pública e na saúde suplementar, é fundamental para que novos brasileiros possam nascer com saúde”, defendeu o médico.

(Fonte: CNN Brasil/Imagem: Canva)


Leia mais NotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/01/27/consultas-e-exames-pre-natal-diminuem-135-durante-pandemia-de-covid-19/

Apoio