Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Car-T Cell: entenda a terapia contra o câncer que Fernandinha fez no exterior após arrecadar dinheiro

Publicada em 04/02/2022 às 16:03

A adolescente Fernanda Manzutti, de 12 anos, comemorou a alta do hospital em São Paulo, na quarta-feira (2), após 75 dias internada. Fernandinha, de Jundiaí (SP), luta contra o câncer agressivo há quase dois anos e apresentou remissão com a terapia CAR T-Cell, um método promissor relembrado por especialistas nesta sexta-feira (4), o Dia Mundial do Câncer.

Em maio do ano passado, a família deu início a uma campanha para arrecadar cerca de R$ 8 milhões para custear a terapia, que não é aplicada no Brasil e inicialmente seria realizada nos Estados Unidos. O tratamento foi feito na Espanha com a ajuda de doações.

Segundo os especialistas, a terapia CAR T-Cell consiste em habilitar linfócitos T, células de defesa do corpo. Elas são injetadas depois que são modificadas para rastrear e matar as células tumorais.

“O Car T-Cell é a terapia mais promissora para o câncer no sangue em estágio avançado, como linfomas e leucemias. Mas ainda não existe no Brasil”, disse o médico Vanderson Rocha, que trabalha com hematologia e terapia celular.

De acordo com o oncologista do Hospital São Vicente de Jundiaí, Arthur Maia Gomes Filho, na segunda fase da terapia é preciso baixar a imunidade natural do paciente para que o corpo não reconheça o linfócito modificado como inimigo.

“Com o nosso linfócito modificado já dentro do organismo do paciente precisamos estimular ele a trabalhar e se proliferar ao mesmo tempo em que drogas capazes de ‘desligar’ a camuflagem do câncer atuam. O efeito dessa orquestra bem afinada tem animado a todos com respostas brilhantes em paciente que muitas vezes não tinham mais terapias a serem realizadas.”

Segundo o oncologista, a terapia segue com entraves, principalmente econômico no Brasil.

“Uma vez que esse linfócito necessita ser individual para cada paciente e para cada doença, tornando todo o processo muito caro.”

“Sem nenhuma dúvida, a terapia celular é, no presente, a terapia mais moderna no tratamento do câncer, mas com o passar do tempo e desenvolvimento tecnológico tem todo o potencial para se tornar a nova realidade do tratamento de doenças malignas”, disse Arthur.
No caso da Fernandinha, a adolescente de Jundiaí conseguiu o tratamento contra a Leucemia Linfóide Aguda (LLA) na Espanha, no ano passado. Ela voltou em 15 outubro após o tratamento Car-T Cell e ficou apta ao transplante de medula óssea, que foi realizado em 3 dezembro do ano passado.

“Passou pela terapia, reduziu bastante as células da leucemia, voltou e passou por um transplante de medula para zerarmos a doença. Tanto lá quanto aqui enfrentou efeitos colaterais fortíssimos. Ainda tem uma caminhada pela frente, mas está cada dia melhor. Se não fosse o Car-T Cell, talvez não estivesse mais entre nós”, escreveu o especialista Vanderson Rocha.

Paciente de Jundiaí luta contra o câncer — Foto: Arquivo pessoal

(Fonte: g1/Imagem: Arquivo Pessoal)


Leia mais NotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/02/04/car-t-cell-entenda-a-terapia-contra-o-cancer-que-fernandinha-fez-no-exterior-apos-arrecadar-dinheiro/

Apoio