São Paulo retoma rodízio de veículos nesta segunda-feira (07)
A cidade de São Paulo retoma nesta segunda-feira (07) o rodízio municipal de veículos. A restrição irá vigorar em seu horário tradicional, das 7h às 10h e das 17h às 20h, e é válida somente de segunda a sexta-feira, exceto aos feriados.
O rodízio de veículos havia sido suspenso na semana passada após o acidente em uma obra da linha 6-laranja do metrô na Marginal Tietê, ocorrido na terça-feira (01). Um desabamento provocado por um vazamento de esgoto provocou uma cratera na via, interrompendo a circulação nas pistas local e central.
O trânsito na pista central foi liberado na quinta-feira (3), mas a pista local segue fechada nas proximidades da ponte do Piqueri, sentido rodovia Ayrton Senna.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), passa a valer também a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).
O rodízio municipal de veículos, denominado “Operação Horário de Pico” restringe a circulação de veículos no centro expandido nos períodos da manhã, das 7h às 10h, e da tarde, das 17h às 20h.
A restrição ocorre de acordo com o final da placa de cada veículo e inclui as vias que delimitam o chamado Minianel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Escragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.
“Transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação prevista no Código de Trânsito Brasileiro implica infração de trânsito de nível médio, resultando em multa no valor de R$ 130,16 e acréscimo de 4 (quatro) pontos no prontuário do motorista”, informou a prefeitura.
Confira os dias de rodízio em São Paulo:
- Segundas-feiras – placas final 1 e 2;
- Terças-feiras – placas final 3 e 4;
- Quartas-feiras – placas final 5 e 6;
- Quintas-feiras – placas final 7 e 8;
- Sextas-feiras – placas final 9 e 0
(Fonte: CNN Brasil/Imagem: Estadão Conteúdo)