Ronda Escolar “Anjos da Guarda” está presente na operação volta às aulas em Jundiaí
A Guarda Municipal de Jundiaí iniciou na quarta-feira (09) a operação volta às aulas com a presença do grupamento de Ronda Escolar “Anjos da Guarda”. Em apoio à Unidade de Gestão de Educação, a Ronda Escolar “Anjos da Guarda” é a principal frente da Guarda Municipal para interação com a comunidade escolar.
O patrulhamento preventivo é realizado com foco na proteção das instalações físicas das unidades e no atendimento e apoio aos alunos, pais, professores e direções das 110 escolas da rede municipal.
“O objetivo dos “Anjos da Guarda ” é estar próximo do aluno e ampliar a sensação de segurança entre as crianças e famílias sem deixar de estabelecer uma relação de integração com a comunidade escolar, pais e professores”, definiu a gestora de Segurança Municipal, coronel Carla Basson.
Responsável pelo grupamento da GMJ, o subinspetor Pedro Mateus Barbosa reforçou a presença da GM tanto nas entradas e saídas dos alunos quanto no projeto Voa Pé, programa desenvolvido pela Escola Inovadora da Unidade de Gestão de Educação, em parceria com as unidades de Esporte e Lazer, Cultura, Planejamento e Meio Ambiente com o propósito de ampliar a aprendizagem das crianças no entorno das escolas com o deslocamento de um local para o outro. “Em todos os deslocamentos ou passeios dos alunos, teremos equipes da ronda escolar auxiliando na segurança dos alunos e professores, sem deixar de acompanhar o trabalho preventivo nas demais escolas”, disse.
O Programa ‘Anjos da Guarda’ é desenvolvido pela Guarda Municipal de Jundiaí e faz parte das políticas públicas dedicadas à segurança no entorno de escolas em todos os bairros da cidade.
O programa Anjos da Guarda foi criado em 10 de novembro de 1997 tornando Grupamento Especializado de Ronda Escolar Municipal, institucionalizado e regulamentado por meio de iniciativa do prefeito Luiz Fernando Machado, por meio do Decreto nº 27.776 de 9 de outubro de 2018.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)