Professora do CMEJA está entre os finalistas do prêmio Educador Nota 10
Os educadores da rede municipal de ensino de Jundiaí destacam-se novamente no cenário nacional. A professora do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA) Prof. Dr. André Franco Montoro, Djenane Vieira dos Santos Silva, é uma das 50 finalistas do Prêmio Educador Nota 10, indicada pelo trabalho de artes “O Corpo Político”, desenvolvido com os jovens e adultos do Ensino Fundamental, em 2020.
A proposta de Djenane foi trabalhar com performance fazendo o uso do corpo como instrumento da arte. “Com isso rompemos tabus e preconceitos relacionados a gênero, classe, raça, opressões, desigualdades e padrões de beleza. Performance é arte e posicionamento político, demanda estudo, processo de criação e intencionalidade”, afirma a professora que também é pesquisadora.
Por conta das aulas remotas no período do trabalho, Djenane criou um site, dentro da plataforma oferecida pela Unidade de Gestão de Educação, comunicação via aplicativo de mensagens, formulários on-line, entre outros recursos. Assim, todo o material das aulas podia ser consultado pelos jovens e adultos no horário mais conveniente para eles.
A professora trabalhou com temas como racismo estrutural e institucional, homofobia, sexismo, gordofobia. Para enriquecer e oferecer uma base de conhecimento aos estudantes sobre o sentido da arte contemporânea, Djenane convidou grandes artistas que trataram sobre importantes temas. “Foram conversas virtuais de duas, três horas de duração, que contaram com a participação e engajamento dos alunos”, lembra a docente.
Participaram os artistas, que retratam o corpo e suas simbologias, o escultor Flávio Cerqueira, a multiartista indígena Márcia Kambeba e o performer Rodrigo Severo. Outras atuações relevantes na área, como as de Marina Abramovicz e Renata Felinto, foram organizadas em um site pela professora. No trabalho final do curso, apoiado na música O pulso, dos Titãs, que pode ser assistido no YouTube, os estudantes participaram e se expressam com o corpo, por meio da arte.
A professora e pesquisadora comenta sobre a alegria de ser uma das finalistas do Prêmio. “Fiquei surpresa e muito feliz, mas ainda mais feliz em estar entre professores e projetos incríveis e que o trabalho foi lido e julgado por tantos profissionais notórios”, afirma.
A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques parabeniza a professora finalista. “Ficamos muito felizes com a indicação e parabenizamos o trabalho da Djenane, que trouxe para o debate temas tão importantes não só para a educação, como também para a sociedade. O programa Escola Inovadora sempre estimula que os educadores estudem, pesquisem e tragam novas propostas para o ensino”, afirma.
Informações: Prefeitura de Jundiaí / Foto: Divulgação Prefeitura de Jundiaí