Cultura divulga novas oficinas online gratuitas para março em programa estadual
Em apoio à iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a Unidade de Gestão da Cultura (UGC) divulga as vagas de março para o programa de “Oficinas Culturais – Formação para o Interior”.
As oficinas são abertas ao público em geral e serão realizadas com aulas ao vivo, pela plataforma Zoom. A única exigência é que os participantes tenham no mínimo 16 anos.
O programa de Formação para o Interior é uma iniciativa da secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa e é gerenciado pela Poiesis Organização Social de Cultura.
As inscrições devem ser feitas pela internet, sendo que para cada oficina há um link específico.
Oficina de Fotografia: ensaios, narrativas e construções visuais (30 vagas por turma)
Sinopse: Esta oficina se propõe a apresentar trabalhos de referência e debate sobre as possibilidades de construções visuais e artísticas na fotografia. Também expõe ferramentas para a apropriação dos processos de criação e propõe exercícios que estimulem os participantes a criarem séries fotográficas, de forma que possam narrar suas próprias experiências pessoais e utilizar a fotografia como ferramenta de expressão social e artística.
Coordenação: Beatriz Ataidio
Datas e horários:
Turma A – 7, 9, 14 e 16/3, das18h30 às 20h30 – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Turma B – 8, 10, 15 e 17/3, das 14h às 16h – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Inscrições: até o preenchimento das vagas
Seleção: primeiros inscritos
Público-alvo: interessados em geral;
Oficina: Escrita de projetos – organizando ideias, contextos e narrativas artísticas (25 vagas por turma)
Sinopse: A oficina destina-se a artistas, estudantes de todas as artes e demais profissionais envolvidos com produção cultural interessados na escrita artística, organização e desenvolvimento de projetos. Com foco na produção do texto, os encontros têm como objetivo fornecer ferramentas que auxiliem os participantes a redigir e comunicar seus processos artísticos com maior clareza e eficácia. As aulas abordam a estrutura dos argumentos, a importância da narrativa e a organização do discurso artístico. A oficina explora também a importância da escrita como principal meio para o encontro de linhas de apoio à realização de projetos artísticos e culturais dentro do contexto brasileiro de editais de fomento às artes.
Coordenação: Robson Ferraz
Datas e horários:
Turma A: 9, 11, 16 e 18/3, das 14h às 16h – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Turma B: 16, 17, 23 e 24/3, das 18h30 às 20h30 – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Inscrições: até o preenchimento das vagas
Seleção: primeiros inscritos
Público-alvo: Artistas de todas as áreas, estudantes de arte e demais profissionais envolvidos com produção cultural, acima de 16 anos;
Palestra: Arte Urbana e Futebol (60 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Sinopse: Arte urbana é um termo que pode definir muitas formas de ocupação dos espaços públicos e privados, principalmente nos grandes centros urbanos desde a década de 1670 até os dias atuais. No futebol, tem muito a ver com a demarcação dos espaços urbanos de torcidas dos grandes clubes, também como reverência e ídolos consagrados em suas equipes e outros fatores que são vida e cores por onde passam. Esta proposta tem por objetivo dialogar sobre ocupação artística urbana e sua relação com futebol em diferentes contextos ao redor do mundo.
Coordenação: Emerson Prata e Luiz Torres
Data e horário: 10/3, das 18h30 às 20h30
Inscrições: até o preenchimento das vagas
Seleção: primeiros inscritos
Público Alvo: Estudantes, professores, artistas e interessados em geral a partir de 16 anos;
Oficina: Afrovisualismos 2.0 (50 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Sinopse: A oficina busca, por meio do estudo da estética preta contemporânea e seus atravessamentos nas artes visuais, no design, na moda, na ilustração, no cinema e afins, desenvolver uma plataforma de encontros e trocas de saberes a partir das leituras semióticas, estudos e visualidades pretas e seus desdobramentos sócio visuais no contemporâneo. Pretende pretende fomentar em seus participantes a provocação de produzir arte a partir de uma lente Afroutópica.
Coordenação: Ramo Negro
Datas e horários: 14, 16, 21 e 23/3, das 14h às 16h
Inscrições: até o preenchimento das vagas
Seleção: primeiros inscritos
Público-alvo: interessados em tecnologia, economia criativa, arte e visualidades;
Oficina de Criação Poética: muitos outros eus em mim (60 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Sinopse: A oficina visa sensibilizar e instrumentalizar os participantes à leitura e criação poética, com foco no tema da heteronímia, isto é, os múltiplos “eus” poéticos criados por um mesmo autor ou autora. A partir de uma leitura aprofundada da obra de Fernando Pessoa, pretende-se analisar, coletiva e sensivelmente, seus diferentes heterônimos: Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro e o próprio Fernando Pessoa. O participante deverá ampliar seu repertório acerca do tema, aventurar-se na criação de poesias, refletir sobre as produções realizadas no grupo, transitando entre teoria e prática, Considerando que o trabalho terá enfoque na multiplicidade do olhar, a oficina terá espaço para discussões no que se refere às fronteiras entre o conceito de lugar de fala e os limites da ficção, ampliando.
Coordenação: Marina Wisnik
Datas e horários: 15, 17, 22 e 24/3, das 14h às 16h
Inscrições: até o preenchimento das vagas
Seleção: primeiros inscritos
Público-alvo: Interessados em poesia;
Como investigar uma obra (20 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Sinopse: Levando como ponto inicial a arte educação como campo de conhecimento e pesquisa, a oficina pretende tornar público o processo de investigação de uma obra de arte, considerando sua produção, discurso, localização expositiva e a proposta curatorial que a envolve. A partir destes critérios, pretende-se pôr em questão o Núcleo Arte-Educativo enquanto área profissional, transformando-o, também, enquanto ponto de reflexão, análise e discussão.
Coordenação: Uila
Data e horário: 15/3, das 18h30 às 21h30
Inscrições: até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Arte-educadoras(es), artistas, curadores(es) e interessadas(os) em geral, acima de 18 anos.
Seleção: primeiros inscritos;
Encontros líricos com Carmen, de Georges Bizet (50 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Sinopse: O formato denominado “Encontro Lírico” consiste em, tomando uma determinada ópera como tema, discorrer sobre suas origens e detalhes que envolvem sua criação – apoiada por exibição de imagens via Power Point – e a em seguida exibir e comentar, em vídeo, seus trechos mais significativos, retirados de várias produções daquela ópera para que os alunos possam, além de se familiarizar com o canto, comparar e constatar às várias possibilidades de produção teatral que um mesmo tema pode oferecer. Com Sergio Casoy, professor e pesquisador de música lírica, apresentador do programa “Bravo”, da Rádio Cultura FM (SP) e autor de “A invenção da ópera” e “Ópera de outros cantares”.
Coordenação: Sergio Casoy
Datas e horários: 16 e 17/3, quarta e quinta-feira, 18h30 às 20h30
Inscrições: até o preenchimento das vagas
Seleção: primeiros inscritos
Público-Alvo: interessados a partir de 16 anos;
Oficina: Patrocínio na Música – um guia para artistas e produtores (30 vagas por turma)
Sinopse: A oficina visa refletir sobre o papel e centralidade do patrocínio no financiamento à cultura na contemporaneidade e apresentar a músicos e produtores conhecimentos interdisciplinares de marketing, gestão e sociologia para auxiliá-los em seus projetos, buscando uma atuação mais consciente e assertiva na busca e manutenção de parcerias com empresas patrocinadoras.
Coordenação: Alice Coutinho
Datas e horários:
Turma A: 14, 16 e 18/3, das 14h às 16h – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Turma B: 17, 22 e 24/3, das 18h30 às 20h30 – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Inscrições: até o preenchimento das vagas
Seleção: primeiros inscritos
Público-alvo: músicos e produtores culturais, público que em geral concorre e recorre a patrocínios com seus projetos culturais, a partir de 16 anos;
As Dramaturgias dos cômicos de repetição (30 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Sinopse: Nos três encontros virtuais, serão analisadas as composições e estruturas dramatúrgicas de três entradas cômicas e seus conteúdos, a apresentação de alguns aspectos históricos, sociológicos, antropológicos, a produção de sentidos em épocas distintas, a interpretação, os tipos cômicos e suas relações de hierarquia, o jogo e afinação. As entradas escolhidas também servirão como ponto de partida para reflexão e análise sobre a utilização das entradas na contemporaneidade.
Coordenação: Caco Mattos
Datas e horários: 21, 23 e 25/3, das14h às 16h
Inscrições: até o preenchimento das vagas
Seleção: primeiros inscritos
Público Alvo: Artistas, estudantes e pessoas que pesquisam e tenham interesse em comicidade e suas dramaturgias a partir de 16 anos;
Oficina de desenho a mão livre a partir de formas simples (30 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Sinopse: O artista visual Felipe Fejão propõe para a oficina de desenho o aprendizado que, aplicando técnicas simples de desenho, qualquer pessoa pode construir qualquer desenho a partir de formas geométricas simples, usando materiais de fácil acesso ou que estão disponíveis em casa.
Coordenação: Felipe Fejão
Datas e horários: 24, 29 e 31/3, das 10h às 12h
Inscrições: até o preenchimento das vagas
Público Alvo: interessados em geral a partir de 16 anos
Seleção: primeiros inscritos
Materiais necessários: 1 Lápis preto 2B ou 6B, 1 Borracha Branca, 1 pacote de 100 folhas papel sulfite A4, 1 Apontadores, 1 Canetas Retroprojetor preta;
Oficina: voz não se dá, se escuta (25 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Sinopse: Nesta oficina serão desenvolvidas, a partir de práticas que proporcionam a escuta e acolhimento das participantes, atividades que incentivam a exploração da voz como ferramenta de expressão e autopercepção, por meio do canto, histórias, rodas de conversas, poesia, corpo em movimento e outras possibilidades artísticas.
Coordenação: Larissa Pedrosa e Renata Oliveira
Datas e horários: 28 e 30/3, das 18h30 às 20h30
Inscrições: até o preenchimento das vagas
Seleção: primeiras inscritas
Público-alvo: Para mulheres acima de 15 anos que desejem experimentar sua voz por meio de atividades artísticas;
Contação de história para bebês – Introdução (60 vagas por turma)
Sinopse: A palestra trata da importância da leitura e da contação de histórias para os bebês. Como o bebê demonstra interesse pelas histórias? Como contar e ler histórias para os bebês? Quais os temas sugeridos? Quais os livros destinados a essa faixa etária? Quais os recursos utilizados para atrair a atenção do bebê? Um bate-papo descontraído destinado aos pais, professores, psicólogos e todos aqueles que se interessam pelas crianças desde o ventre ao tempo do brincar.
Coordenação: Fernanda Munhão
Turma A: 22/3 – terça-feira – das 9h às 12h – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Turma B: 28/3 – segunda-feira – 14h às 17h – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Inscrições: até o preenchimento das vagas
Seleção: análise da ficha de inscrição
Público alvo: interessados a partir de 16 anos.
Palestra: Lygia Clark: da Arte à Terapia – Estudos dos objetos relacionais (50 vagas por turma)
Sinopse: Nesta palestra será apresentado o pensamento, a trajetória e a obra de Lygia Clark por meio de seus “Objetos Relacionais” como dispositivos para interconexão entre espaço interno e externo, corpo e cosmo. Lygia Clark foi pintora e escultora brasileira nascida em Minas Gerais, pioneira da arte-abstrata e dedicou-se ao estudo do espaço e da materialidade. A radicalidade com que explorou as potencialidades expressivas dos planos levou-a a desdobrá-los. Interessada em despertar todos os sentidos do público, mergulhou nas trocas sensoriais para criar uma linguagem relacional. A artista Lygia Clark se autodenominava propositora ou canalizadora de experiências, e assim, criou possibilidades terapêuticas da arte sensorial e dos objetos em relação com o corpo, com objetivo de ampliar a percepção, retomar memórias ou provocar diferentes emoções.
Coordenação: Dani Bargas
Datas e horários:
Turma A: 23/3 – quarta-feira – das 9h às 12h – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Turma B: 30/3 – quarta-feira – das 18h às 21h – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Inscrições: 7/2 até o preenchimento das vagas
Seleção: primeiros inscritos;
Oficina de escrita de projetos culturais (50 vagas por turma)
Sinopse: Esta oficina abordará os principais fundamentos para formatação de projetos culturais, como descrição de objetivos e justificativas, organização de cronograma e orçamento, tendo como base o ProAC Editais – programa de fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
Coordenação: Amanda Prado
Datas e horários:
Turma A: 5, 12, 19 e 26/3 – aos sábados – das 9h às 11h – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Turma B: 7, 8, 9 e 10/3 – segunda, terça, quarta e quinta-feira – das 19h às 21h – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Turma C: 14, 15, 16 e 17/3 – segunda, terça, quarta e quinta-feira – das 9h às 11h – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Turma D: 21, 22, 23 e 24/3 – terça, quarta, quinta e sexta-feira – das 14h às 16h – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Inscrições: até o preenchimento das vagas
Seleção: primeiros inscritos.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)