Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

DAE faz obra emergencial para remanejamento de interceptor de esgoto do Jardim Novo Horizonte

Publicada em 15/02/2022 às 14:59

A obra de emergência para remanejamento do interceptor de esgoto no rio Jundiaí, na altura do Jardim Novo Horizonte, está em execução sob a responsabilidade da DAE. Foram necessárias providências após o rompimento da tubulação causado pelas fortes chuvas das últimas semanas. A previsão é de que os serviços estejam concluídos em até 30 dias.

O diretor superintendente de Engenharia da DAE, Valter Maia, explica que um trecho de cerca de 200 metros de extensão, com 1,5 metro de diâmetro, na margem esquerda do rio Jundiaí, desabou em razão das fortes chuvas, atingindo o interceptor. “Imediatamente contratamos uma empresa para fazer o reparo. Foi necessário retirar a tubulação afetada, de dentro do rio, para que pudéssemos começar o remanejamento que está em execução”, afirma.

Fortes chuvas registradas nas últimas semanas levaram ao rompimento da tubulação: serviços devem ser concluídos em 30 dias

Tão logo houve o ocorrido, os órgãos ambientais foram notificados, entre os quais a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), a Defesa Civil, o Ministério Público e, ainda, a Companhia Saneamento de Jundiaí, que opera a Estação de Tratamento de Esgoto Jundiaí (ETEJ), localizada no bairro.

Fiscais da Cetesb têm acompanhado a obra semanalmente, emitindo laudos de inspeção que certificam o passo a passo do serviço. Já a Defesa Civil foi responsável por autorizar a DAE a realizar as obras em caráter emergencial.

Segundo o diretor de Mananciais da DAE, Martim Ribeiro, a empresa está em contato com os municípios a jusante, para executar eventuais ações ambientais mitigadoras, com o objetivo de assegurar a preservação do sistema de abastecimento daquelas cidades. “Estamos em constante monitoramento em relação à qualidade da água”, aponta.

Para mais informações, a DAE está à disposição dos munícipes por meio da Central de Relacionamento, no 0800 0133 155. A ligação é gratuita e o atendimento 24 horas.

(Fonte/Imagem: DAE Jundiaí)


Leia mais JundiaíNotíciasSaneamento
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/02/15/dae-faz-obra-emergencial-para-remanejamento-de-interceptor-de-esgoto-do-jardim-novo-horizonte/

Apoio