Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Boris Johnson elimina todas as restrições impostas para conter Covid-19 no Reino Unido

Publicada em 21/02/2022 às 16:57

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou nesta segunda-feira o fim de todas as restrições contra a Covid-19, afirmando que o país tem “níveis de imunidade suficientes” para confiar na vacina e em tratamentos, apesar da oposição política e da relutância das autoridades de saúde do país. Nem mesmo a notícia, no domingo, de que a rainha Elizabeth II teve teste positivo para o coronavírus fez o premier britânico mudar de ideia.

Com o anúncio da estratégia denominada “Vivendo com a Covid-19”, realizado no Câmara dos Comuns, o governo acaba com a obrigação legal de autoisolamento dos infectados, a partir de quinta-feira, e com sua política de testes gratuitos para detectar a doença, a partir de abril.

Com as medidas, termina na quinta-feira a exigência legal de autoisolamento após um teste positivo, embora aqueles que forem diagnosticados sejam aconselhados a ficar em casa e evitar contato com outras pessoas por pelo menos cinco dias completos. Trabalhadores também não serão mais legalmente obrigados a informar seus empregadores quando pegarem a doença, e o auxílio do governo para quem estiver isolado acabará, assim como o rastreamento de contatos de rotina.

 A partir de 1º de abril, quando o inverno terminar e o vírus se espalhar menos facilmente, encerraremos os testes gratuitos para sintomáticos e assintomáticos do público em geral — disse Boris, ressaltando que os exames gratuitos continuariam disponíveis para os mais vulneráveis.

O fim da testagem em massa é criticada por especialistas e partidos de oposição, que acusam Boris de querer distrair a atenção do público, no momento em que seu cargo está em perigo pela investigação sobre uma série de festas na residência oficial de Downing Street durante o período de confinamento.

O premier, que também é acusado de querer agradar a representantes conservadores que estão insatisfeitos com as restrições, disse ainda que as medidas impostas há dois anos representam um “grande custo para nossa economia, nossa sociedade, nosso bem-estar mental”.

— Não precisamos mais pagar esse custo — disse o premier diante do Parlamento. — Então, vamos aprender a viver com esse vírus e continuar nos protegendo e aos outros sem restringir nossas liberdades.

 (Fonte: O globo /Imagem:  Carl Recine/ afp)


Leia mais SAÚDE
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/02/21/boris-johnson-elimina-todas-as-restricoes-impostas-para-conter-covid-19-no-reino-unido/

Apoio