Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Plano de Segurança da Água vai detalhar qualidade em Jundiaí

Publicada em 23/02/2022 às 09:56

Acompanhar todo o caminho que a água faz, desde a nascente até a torneira das casas, com foco em atender aos padrões de potabilidade e qualidade, é o objetivo do Plano de Segurança da Água, que começa, a partir de março, a ser desenvolvido pela DAE Jundiaí. O documento vai indicar quais e onde há riscos de contaminação da água utilizada para consumo, permitindo, com isso, mais precisão no processo de captação, tratamento, armazenamento e distribuição.

Plano vai contribuir para dar mais precisão à operação do abastecimento, incluindo a etapa do tratamento da água

Com investimento de R$ 420 mil, o estudo será realizado pela empresa Hidrosan Engenharia, que possui experiência na realização de Planos em cidades do mesmo porte que Jundiaí. “O objetivo é garantir que a água distribuída não ofereça risco à saúde pública e apresente padrões de qualidade uniformes, de acordo com as exigências da legislação vigente”, afirma a gerente do Laboratório de Controle de Qualidade da DAE, Karen Tasaka.

Segundo ela, a elaboração do Plano vai permitir identificar perigos e riscos, orientar decisões sobre investimentos e aumentar a eficiência dos processos. “Isso vem a somar com o trabalho já realizado pela DAE. Temos um Laboratório certificado internacionalmente e que cumpre, com rigor, os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, pontua.

A elaboração do Plano de Segurança da Água atende à orientação do Ministério e também aos padrões estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O documento passará a integrar a rotina da empresa e será apresentado, se necessário, à Vigilância Sanitária do município, que fiscaliza o trabalho do Laboratório. A previsão é de que o mesmo seja concluído até abril de 2023.

Imagem mostra dois recipientes, um com água tratada e outro com água bruta, no Laboratório
Análises da água já são realizadas pelo Laboratório de Controle de Qualidade da DAE: trabalho será reforçado com o documento

“A partir do estudo, poderemos compreender quais são os pontos fracos e fortes relacionados à prevenção da contaminação e definir ações para correção”, planeja a gerente, que conta ainda que o Termo de Referência para a contratação do Plano de Segurança da Água desenvolvido pela DAE está sendo usado como base para elaboração dos Planos dos municípios no âmbito da área da Bacia do PCJ, por meio da Câmara Técnica de Saúde Ambiental.

Atualmente, a estrutura da DAE conta com duas estações de tratamento de água, que também possuem laboratórios próprios, nos bairros Anhangabaú e Eloy Chaves, além de 57 reservatórios, que armazenam água tratada para distribuição.

(Fonte/Imagem: DAE Jundiaí)


Leia mais GestãoJundiaíMeio AmbienteSaneamentoSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/02/23/plano-de-seguranca-da-agua-vai-detalhar-qualidade-em-jundiai/

Apoio