Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Prefeitura de Jundiaí e CIEE realizam Oficina preparatória para o mundo do trabalho

Publicada em 23/02/2022 às 12:37

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), por meio da Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional, iniciou nova turma com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) da Oficina preparatória para o mundo do trabalho. A iniciativa chegou nesta terça-feira (22) ao seu segundo encontro e conta com a participação de 25 jovens em situação de vulnerabilidade social do Município, encaminhados pelos serviços.

 “Ficamos muito felizes em poder retomar esta parceria, interrompida pela pandemia, com o CIEE, uma organização séria e de abrangência nacional. A proposta da oficina é dar o repertório necessário para que, dentro da legalidade e prevenindo eventuais explorações, estes jovens em situação de vulnerabilidade possam se inserir no mundo do trabalho. E ficamos mais felizes ainda de fazer isso em rede, já que os participantes são encaminhados por diversos equipamentos não só da rede socioassistencial, como também de outras políticas, como a Saúde”, explica a educadora social da UGADS, Edilaine Cardoso.

Encontros do curso são realizados na EGP e contam com a mediação da assistente social do CIEE Adriana Lima

A oficina tem carga horária total de dez horas, em cinco encontros semanais de duas horas. Entre os temas tratados durante a oficina estão identidade pessoal e profissional, conceitos e tipos de trabalho, dinâmicas de processos seletivos, comunicação, liderança, planejamento, direitos do trabalhador e cidadania.

Como explica a assistente social do CIEE Adriana Lima, mediadora dos encontros, a proposta da formação vai além do viés profissional. “Os nomes dos jovens que participam da oficina ficam em nosso cadastro para indicação de Estágio ou Aprendizagem como prioritários para as vagas disponíveis, O intuito, claro, é o emprego, mas vai além disso, passando também pela formação de habilidades de comunicação e sociais”, comenta.

Uma das alunas desta turma é Carmina Ferreira, de 17 anos, que mora no jardim Tamoio. Ela fez parte dos contemplados da primeira rodada do Benefício Social Emergencial da Prefeitura no ano passado e agora participa da formação para agregar mais conhecimento. “Como contrapartida do Benefício, cumpri minha jornada colaborativa no Complexo Fepasa na catalogação e higienização de documentos. Uma atividade que exige muito cuidado e delicadeza, habilidades muito importantes na área que quero seguir, que é a Medicina. Neste curso também estou aprendendo coisas novas, que certamente irão me ajudar”.

Renata Oliveira, também de 17 anos, também foi contemplada o ano passado pelo Benefício e agora faz parte desta turma do curso. “Estou achando este curso com o CIEE muito bom, pois os temas são tratados de modo descontraído e assim eu aprendo melhor. Antes eu era muito tímida, nem conversar com os outros eu conseguia, mas melhorei bastante com o que aprendi nas jornadas formativas do Benefício e agora com este curso. Quero ser psicóloga e saber conversar é muito importante”, comentou a moradora do Jardim Fepasa.

Carmina e Renata: formação com novo curso une-se ao que já aprenderam pelas jornadas formativas e colaborativas do Benefício da Prefeitura

Não há inscrições abertas para próximas turmas do curso, uma vez que os encaminhamentos são feitos pela equipe técnica da rede socioassistencial nos diversos bairros da cidade. Jovens em situação de vulnerabilidade social interessados podem buscar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) se tiver interesse e pedir mais informações.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CursosEducaçãoJundiaí
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/02/23/prefeitura-de-jundiai-e-ciee-realizam-oficina-preparatoria-para-o-mundo-do-trabalho/

Apoio