Estudantes retomam a escovação diária nas escolas municipais
Pasta e escova de dentes nas mãos e prontas para fazer a higiene bucal, assim é a rotina de escovação das crianças nas 109 escolas da rede municipal de Jundiaí. A programação da escovação é diária e realizada com todas as crianças. Por conta dos protocolos de segurança sanitária, o projeto foi retomado neste ano letivo.
Na EMEB Professor Owen Zilio a escovação já está a todo vapor. “Percebemos que a saúde bucal das crianças não estava boa, talvez por conta de hábitos alimentares ou falta de uma rotina de escovação adequada. Neste ano, conseguimos retomar com a escovação na escola. Dentro das ações já foi realizada reunião com pais e as orientações durante as aulas”, explicou a diretora da EMEB Owen Zilio, Roselaine Barbosa.
Para que a escovação deixe de ser uma obrigação, a escola promove o manejo da escova e pasta de dente de maneira lúdica, uma maneira de envolver e conscientizar as crianças sobre a importância do hábito. Arthur Miguel Ferrari, de apenas 5 anos, conta que já sabe fazer a escovação correta. “Eu gosto e escovo os dentes todos os dias. Quem me ensinou foi minha mãe e a professora”, contou o estudante.
Márcia Barros, professora do G5C e do Arthur, lembra que o trabalho é focado na criação do hábito e que seja replicado em casa. “Quando retomamos a escovação, percebemos o quanto o trabalho diário desenvolvido na escola é importante. Além da roda de conversa, eles aprendem sobre o uso da escova, armazenamento, quantidade de pasta a ser utilizada, assim como os movimentos corretos a serem feitos no momento da escovação, para que eles também façam em suas casas”, comentou.
“Em parceria com o Programa Saúde na Escola, promovido entre as Unidades de Educação e de Promoção da Saúde, assim como do programa Escola Inovadora, que preconiza a boa qualidade de vida e de ensino, conseguimos entregar a todas as crianças kit de escovação com escova, pasta de dente e porta escova”, explica a diretora de Educação Infantil, Thaís Nonô.
A Saúde Bucal é uma das ações dentro do Programa Saúde na Escola (PSE), que visa contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica. A articulação entre as equipes de saúde e as escolas do território é a base do PSE. “Com a Saúde Bucal, a Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS) oferece o treinamento dos educadores, vídeos com orientações para serem exibidos durante as aulas e também o acompanhamento do dentista da UBS mais próxima da escola, que foram paralisadas em virtude da pandemia e já estão sendo retomadas neste ano letivo”, explica a odontóloga e articuladora do Programa Saúde na Escola da UGPS, Veronica de Oliveira Pinto.