Prefeitura apresenta projeto da nova sede do DEBEA para os moradores do Engordadouro
Na noite de quinta-feira (24), gestores da Prefeitura de Jundiaí e equipe técnica estiveram reunidos com moradores da região do Engordadouro para apresentar o projeto de construção da nova sede do Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA). As opiniões e sugestões foram ouvidas pelos gestores das Unidades de Governo e Finanças (UGGF) e de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e equipe, e serão avaliadas para a sequência das diretivas do projeto.
“Jundiaí conta com uma política pública de bem-estar animal, que passa pela oferta de serviços para a população de baixa renda que precisa de atendimento para seu pet. Atualmente, o DEBEA está instalado numa estrutura alugada e que não oferece condições adequadas à prestação dos serviços. Por isso, a importância de projetar a construção de um espaço específico para este tipo de serviço. No entanto, ouvir a comunidade é essencial para o seguimento do projeto”, comentou o gestor da UGGF, José Antonio Parimoschi.
O projeto, elaborado para ser construído em dois níveis e abaixo da quota da avenida André Costa, conta com área administrativa, salas de cirurgias, consultórios, espaço para isolamento, canil e gatil com baias individuais. Toda a estrutura será murada para segurança do espaço e evitar o contato visual dos animais com o ambiente externo, reduzindo também a geração de ruído.
Moradora e síndica do condomínio Terras de Gênova Gisele Cangare ressaltou a importância do equipamento. “Entendemos que a cidade precisa de um serviço como esse para o atendimento dos animais da população em situação de vulnerabilidade. Temos de pensar no benefício coletivo”, argumentou.
Morador e síndico do empreendimento Myriad, Tiago Odigenes Avila apresentou as preocupações em relação à instalação do empreendimento no local. “Nosso questionamento é em relação ao ruído gerado pelos animais, que pode comprometer a qualidade de vida que temos hoje”, apontou.
“A reunião realizada é uma grande oportunidade para, nós, moradores e um diferencial para a gestão, pois difere das condutas de outros locais. Demonstra respeito para com os moradores do bairro. Indiscutivelmente o projeto é essencial e importante para o município, visto o robusto compromisso com o bem-estar animal, legitimando tal empreendimento. No entanto, em meu entendimento, esse aparelho deveria ser instalado em outro ponto público, distante da área urbana e sem gerar impactos sociais onde estiver”, explicou o morador do Scalla Convivium Club, Thiago Silva.
Também participou da reunião o síndico do Scalla Convivium Club, Anderson Luís Araújo, o vereador e presidente da Câmara de Jundiaí, Faouaz Taha e o vereador Marcelo Gastaldo.
“O DEBEA é um departamento que promove educação para posse responsável dos animais, atendimentos, cirurgias, castrações e microchipagem dos animais da população passível deste tipo de serviço. Não é um canil. O abrigando é temporário, até que o animal se recupere. Toda a estrutura do novo equipamento foi projetada por técnicos com o foco em oferecer serviços adequados e com o menor impacto ao entorno”, salienta o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho.
(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)