Programa de Pagamento por Serviços Ambientais e Nascentes de Jundiaí resultam em benefícios para o produtor rural
Instituído pelo governo do prefeito Luiz Fernando Machado, por meio da Lei Municipal nº 9.116, de 14 de dezembro de 2018, o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), é uma das políticas públicas de Jundiaí, que incentiva a conservação dos ambientes naturais ao oferecer incentivo financeiro aos agricultores para a conservação de remanescentes florestais e/ou de áreas em processo de restauração ambiental.
O PSA iniciou após o sucesso do Programa Nascentes de Jundiaí, que tem o objetivo de recuperar as áreas degradadas, produtivas ou não. “Depois disso, após o estímulo do plantio, percebeu-se que o trabalho poderia ser ampliado, principalmente para incentivar os produtores rurais que colaboram com a preservação dos recursos hídricos ao também preservar o solo”, lembra o Gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.
No Mato Dentro, o casal Graziela Costanzo Sestini e Antonio Sestini, produtores de café, hortaliças e pimentas participava do programa Nascentes de Jundiaí e foi um dos primeiros produtores rurais de Jundiaí a aderir ao PSA logo no seu lançamento. “Em 2016, quando houve o tornado na região, boa parte da mata foi devastada e a possibilidade do plantio de árvores para recuperar a área foi importante para a propriedade. Quando o PSA foi lançado, fomos um dos primeiros a fazer a adesão”, contam.
Juntos, os programas evitam a perda de vegetação nativa, a fragmentação de habitats, a instalação de processos erosivos e o assoreamento de corpos hídricos, visando, principalmente, a segurança hídrica com o aumento da disponibilidade e qualidade da água.
O impacto positivo que Antonio percebeu em sua propriedade é um dos focos dos programas. “O Nascentes promove o plantio e o PSA remunera o produtor rural, com isso ampliamos a proteção do solo, o que os mantém mais férteis, assim como a produção de água da região. São programas que valorizam o agronegócio, o produtor rural e estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma das grandes preocupações do governo do prefeito Luiz Fernando Machado”, lembra Alvarez.
Antonio elogia os programas e conta os benefícios que já sentiu com a recuperação e preservação da área. “O plantio criou um pequeno bosque. As árvores ajudam a equilibrar o meio ambiente. Percebi que isso diminuiu a incidência de doenças nas plantas e consequentemente a redução do uso dos defensivos agrícolas, o que é ótimo para a produção e o meio ambiente. Outro ponto positivo é que aumentaram as espécies de aves presentes na área, ou seja, as árvores estão atraindo novos animais. Além de todas essas vantagens, ainda recebemos o incentivo financeiro para manter a área preservada. São programas que beneficiam muito o produtor rural”, explica Sestini.
“O PSA e o Programa Nascentes Jundiaí incentivam os produtores rurais a organizarem, de modo sustentável, o seu sistema produtivo, oferecendo benefícios para o agronegócio e meio ambiente”, conclui a diretora do Departamento de Agronegócio, Isabel Harder.
Em 2021, o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais fez o pagamento de R$ 114 mil e beneficiou 78 propriedades rurais produtivas. O Programa Nascentes de Jundiaí conta com 43 propriedades inscritas, com 40 em processo de restauração ambiental. São 350 mil metros quadrados de área em processo de plantio, cercamento e outras ações de recuperação ambiental, com 44,5 mil mudas de espécies nativas plantadas. “Das 43 propriedades que estão no Nascentes, 29 também são beneficiadas pelo PSA”, lembra Isabel.
Para saber mais sobre os programas, o produtor pode entrar em contato com os telefones 4589-8581/8872 ou acessar o site.
Fonte: Prefeitura de Jundiaí