Estudantes do Ensino Fundamental do programa Escola Inovadora recebem livros didáticos em Jundiaí
Os estudantes das turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Jundiaí começaram a receber, na última semana, os livros didáticos de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática. Essa é mais uma ação do programa Escola Inovadora, da Unidade de Gestão de Educação (UGE), que visa manter a educação de boa qualidade de Jundiaí, assim como gerar economia para as famílias das crianças. O investimento foi de R$ 6,3 milhões para aquisição de 68.724 livros.
A EMEB Deodato Janski, que atende os alunos da região do Jardim Tarumã e São Camilo, foi uma das primeiras a começar a trabalhar com os livros didáticos. Para ampliar a curiosidade e a ludicidade da aprendizagem, o professor especialista em Língua Inglesa, Caio Israel Machado Silva trabalhou o momento da entrega do material para os alunos do 2º ano.
“Durante as formações de educadores, aprendemos muito sobre a importância de trabalhar essa entrega como uma atividade especial para que as crianças fiquem animadas com a aprendizagem. No ano passado, não tivemos o momento com a entrega do livro na escola por conta da pandemia, então neste ano é diferente. É uma agitação, um entusiasmo importante, que promove a interação e até mesmo a troca de conhecimento entre as crianças. O livro é um suporte, uma base educativa. Além disso, eles sabem que faz parte do material de cada um e que, ao final do ano letivo, vão poder levar para suas casas”, contou o docente.
A empolgação proposta pelo professor Caio surtiu resultado nos pequenos estudantes. Enzo Alves de Almeida, 6 anos, contou que o que mais gosta das aulas são os livros. “Ele é colorido, tem atividades para pintar, ligar os desenhos e outras coisas bem legais”, contou. Assim que o professor autorizou, o aluno Matheus da Cruz de Souza, 7 anos, começou a pintar o ‘cat’ do livro. “É legal fazer os exercícios nele, vou aprender bastante”, afirmou.
A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques explica que os livros fazem parte da diversidade e boa qualidade dos materiais ofertados para os estudantes do programa Escola Inovadora. “Os livros didáticos promovem a uniformidade do ensino e beneficiam a todos os estudantes da mesma maneira, além de ser uma economia para as famílias. Essa é mais uma iniciativa de Jundiaí e do programa Escola Inovadora, que avançam na educação sem deixar nenhuma criança para trás”, declarou.
Além dos livros, a Escola Inovadora está realizando a entrega de mais de 31 mil kits de uniformes escolares, além de recursos tecnológicos que serão disponibilizados neste ano letivo como os laboratórios móveis com chromebooks, lousas interativas e tablets para as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Programa Estudo É Tudo, programação robótica com o rob para todas as escolas de Educação Infantil, oficinas makers para as escolas em tempo integral do Ensino Fundamental, jogos em libras para que as crianças aprendem palavras de comunicação e estimulação para essa língua, livros paradidáticos para as bibliotecas escolares, conjunto de livros para a biblioteca do educador, site da Educação e materiais escolares.