Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Governo de SP estuda flexibilizar uso de máscara dentro das escolas, diz secretário da Educação

Publicada em 03/03/2022 às 14:40

O governo de São Paulo estuda flexibilizar o uso de máscara dentro das escolas. Segundo o secretário estadual da Educação, Rossieli Sorares, uma definição sobre a liberação deve ser apresentada pelo comitê científico nas próximas duas semanas.

“Acho que esse momento está se aproximando, vamos ver o comportamento do vírus após o carnaval. Os números são extremamente positivos. O mundo inteiro está caminhando para a retirada de máscara das crianças menores. É uma tendência aqui, mas é uma discussão que está sendo feita pelo comitê científico do governo. (…) Talvez nas duas próximas semanas a gente tenha alguma decisão nesse sentido”, afirmou Rossieli em coletiva de imprensa na tarde desta quarta (2).

A obrigatoriedade do uso de máscaras segue mantida em todos os ambientes até dia 31 de março no estado.

(Fonte: g1/Imagem: Ricardo Wolffenbüttel/SECOM)

No final de fevereiro, durante coletiva de imprensa, o coordenador do comitê, Paulo Menezes, disse que a liberação para toda a população era estudada, mas ainda sem uma data definida.

Na avaliação do comitê, apesar de os indicadores apontarem tendência de queda nos casos e mortes de COVID-19 decorrentes da transmissão da ômicron, é cedo para anunciar mudanças.

Especialistas defendem o uso da máscara como uma das principais medidas, além da vacinação, para conter o avanço da ômicron.

“O comitê científico tem analisado essa questão das máscaras, tá estudando. Nós temos um decreto no estado de São Paulo em que o uso obrigatório das máscaras se estende até final do mês de março. Então, vamos continuar fazendo essa avaliação, é possível que em algum momento nós possamos fazer esse anúncio, não sabemos ainda exatamente quando será feito, porque nós estamos analisando os indicadores, é a primeira semana que nós temos redução no número de mortes, então continuaremos fazendo análise dessa situação”, disse o médico João Gabbardo, integrante do Comitê de Saúde.

Queda antes do Carnaval

No final de fevereiro, o estado de São Paulo registrou, pela primeira vez em 2022, uma semana com menos mortes por COVID-19 do que a anterior.

Antes disso, os dados de São Paulo ao longo de janeiro mostraram aumentos semanais consecutivos.

Na segunda semana de janeiro, houve um aumento de 115% em relação à semana anterior, seguido de altas semanas de 118%, 87%, 25% e, finalmente, 11%.

Durante o mês de janeiro, o estado de São Paulo teve problemas com a notificação de casos e mortes por COVID-19 após o sistema usado pelo Ministério da Saúde viver um apagão.

Por conta disso, alguns registros podem ter ficado represados no começo do ano. Pesquisadores ficaram diversas semanas sem acesso aos dados, e profissionais de saúde relataram dificuldades para inserir os números.

(Fonte: g1/Imagem: Ricardo Wolffenbüttel/SECOM)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/03/03/governo-de-sp-estuda-flexibilizar-uso-de-mascara-dentro-das-escolas-diz-secretario-da-educacao/

Apoio