Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Carreta da Mamografia chega a Jundiaí no Dia da Mulher

Publicada em 08/03/2022 às 13:47

A “Carreta da Mamografia”, do Programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado de São Paulo, iniciou os atendimentos em Jundiaí nesta terça-feira (8) – Dia Internacional da Mulher – e já teve boa adesão de mulheres das cidades que compõem a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ)

O movimento começou logo nas primeiras horas da manhã, com mais de 20 mulheres presentes. Simone Cristina Marçola, de 45 anos, veio de Cabreúva e foi a primeira a chegar, antes mesmo das 7h. “Tudo o que envolve cuidar da saúde é extremamente importante, ainda mais em casos como o câncer, em que o diagnóstico precoce faz toda a diferença. Eu já tenho histórico na família, de linfoma e câncer de mama na minha mãe e minha vó, e sei da importância de se precaver”, comenta.

A carreta estará no Parque Comendador Antonio Carbonari, o Parque da Uva, entre os dias 8 e 19 de março para a realização de 500 mamografias para mulheres de toda a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ). O atendimento é feito por ordem de chegada, sem a necessidade de agendamento, sendo disponibilizados 50 exames diários entre segunda a sexta-feira e 25 exames aos sábados.

Prefeito Luiz Fernando Machado cumprimenta as primeiras mulheres a chegarem na fila

O prefeito Luiz Fernando Machado esteve no local e incentivou as mulheres e fazerem o exame e divulgarem o evento. “Compartilhem a informação e incentivem outras mulheres a fazerem o mesmo, pois a carreta traz um serviço de extrema importância para o público feminino”, afirma.

Jundiaí é referência em toda a RMJ para os atendimentos oncológicos e não possui fila de espera para a realização do exame de mamografia. Por mês, 2,4 mil mamografias são ofertadas na rede municipal de saúde.

Serão disponibilizadas 50 mamografias por dia e 25 aos sábados

“Importante destacar que Jundiaí oferece o atendimento completo com assistência integral em até 60 dias para casos de câncer, desde o diagnóstico até os mais variados tratamentos, como quimioterapia, radioterapia, cirurgias e outros. Nosso município não possui fila de espera para mamografia, mas as cidades ao redor possuem, por isso muitas delas optam por virem até aqui, o que torna esse serviço ainda mais importante”, frisa o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

Atendimento

A gestora-adjunta da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Dayane Martins, reforça a importância de apresentar todos os documentos necessários para o atendimento. “É importante lembrar que, para realizar o exame, mulheres de 50 a 69 precisam apenas do RG e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Já as pacientes de 35 a 49 anos e acima de 70 anos precisam levar a guia médica, RG e o cartão do SUS. Para a solicitação da guia basta ir a uma UBS e solicitar a algum profissional da saúde, sem a necessidade de agendamento”, detalha.

Carreta da Mamografia está localizada no parque da Uva, em Jundiaí

De segunda a sexta-feira, o serviço ficará disponível das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h. A iniciativa do programa estadual tem por objetivo incentivar a busca e dar visibilidade ao exame de mamografia, extremamente importante para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais JundiaíNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/03/08/carreta-da-mamografia-chega-a-jundiai-no-dia-da-mulher/

Apoio