Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Exposições na Pinacoteca são prorrogadas e podem ser visitadas até 27 de março

Publicada em 09/03/2022 às 09:09

Quem ainda não visitou as novas exposições da Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes tem até o dia 27 de março para fazê-lo, de modo gratuito. Além de garantir mais tempo para que o público em geral possa conferir as mostras, a prorrogação do prazo por parte da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) visa atender às atividades desenvolvidas pela plataforma de Educação e Cultura da Prefeitura, para que os cerca de 70 professores da disciplina de Arte da rede municipal de ensino desenvolvam atividades temáticas com seus alunos.

Segundo as coordenadoras da área de Arte da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Fabiana Bruni e Mazu Gonçalves, nos dias 18 e 25 deste mês, professores de Arte, divididos em dois grupos, terão a oportunidade de conhecer os resultados do trabalho desenvolvido pelos alunos da primeira série, da EMEB Carlos Foot, do Jardim Santa Gertrudes, tendo por base as obras do artista plástico Roberto Silva, bem como as demais exposições em curso.

Por meio da plataforma de Educação e Cultura, rede municipal de ensino desenvolve atividades no equipamento cultural

Como explica Fabiana, a ação em plataforma ganhou reforço durante a pandemia, quando em atividades on-line os educadores puderam conhecer a história da Pinacoteca e seu acervo. “Deste trabalho o interesse das professoras de Arte, Lenir Aparecida de Oliveira Nunes e de Educação Infantil, Alessandra de Paula Santana Silva, pelas obras do artista Roberto Silva, gerou a atividade com 30 crianças que estão com seus trabalhos expostos na mesma sala onde estão as obras do artista. É a primeira vez que crianças expõem na Pinacoteca”.

Exposições

Além da releitura das crianças nas obras do artista Roberto Silva, professores e público em geral terão a oportunidade de conhecer a mostra coletiva com peças adquiridas pela UGC por meio dos editais da Lei Aldir Blanc de incentivo à Cultura e a Pop Faces, comemorando os 50 anos do artista Alex Roch.

Logo nos jardins, visitante pode conferir a comemoração pelos 50 anos de Alex Roch

Com classificação livre e entrada gratuita, os visitantes poderão apreciar nos jardins do prédio da Pinacoteca os painéis com reprodução em Pop Arte de rostos de mulheres que integram a exposição Pop Faces. Enquanto que nas salas internas do andar térreo os quadros, fotografias, artesanatos e esculturas adquiridas pela UGC por meio dos editais 2020/2021, beneficiando cerca de 100 propostas, num investimento que totalizou cerca de R$350 mil.

Os visitantes também encontrarão obras do artista Élvio Santiago.  A série que leva o nome Tudo é Jundiaí, reúne sete pinturas em acrílico que representam pontos de destaque da cidade, como a Ponte Torta, a Torre da Cica e o Rio Jundiaí. Também de Alex Roch, as 40 pinturas abstratas em relevo expostas no intervalo entre as escadas.

No andar superior da Pinacoteca parte da reserva técnica da Pinacoteca, com pinturas de óleo sobre tela estão em exposição assim como no auditório, estão expostas as aquarelas do artista Diógenes Duarte Paes.

Mostra coletiva traz as obras adquiridas pela Cultura por meio dos editais da Lei Aldir Blanc

A Pinacoteca fica no Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, e fica aberta de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2326. Conforme estabelecido pelo Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), haverá controle de acesso de visitantes na entrada.

Artes Visuais

Estão abertas as inscrições para os artistas interessados em expor com mostras de Arte Visual durante esta temporada do Programa de Artes 2022, do qual fazem parte a 4ª ExpoArtes na Pinacoteca e na Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani (anexa ao Teatro Polytheama).

Os interessados podem se inscrever gratuitamente, até o dia 11 de abril, pelo site da Cultura. Serão selecionados 14 projetos inéditos na cidade, com premiação de R$ 4,5 mil para cada um deles. Somente para a 4ª ExpoArtes serão selecionados oito projetos inéditos no Município, para exposições individuais, coletivas ou curadorias.

(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CulturaJundiaíLazerNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/03/09/exposicoes-na-pinacoteca-sao-prorrogadas-e-podem-ser-visitadas-ate-27-de-marco/

Apoio